quinta-feira, 28 de abril de 2016

Por segurança, UFPE fechará portões à noite

Medida faz parte das ações de segurança no campus. Portões serão fechados às 23h30

Os acessos à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, passarão a ficar fechados durante o final da noite e madrugada a partir desta quarta-feira (27). De acordo com a universidade, a medida faz parte das ações de segurança da Superintendência de Segurança Institucional (SSI) no campus.

Os portões da UFPE ficarão fechados a partir das 23h30 até as 4h30 da manhã. Durante esse período, só será permitido o acesso pela Avenida dos Reitores, mediante justificativa. A medida é válida tanto para os pedestres quanto para os veículos.

Na próxima quarta-feira (4), representantes da universidade, de órgãos públicos e dos bancos que funcionam no entorno da UFPE estarão reunidos junto com a polícia no auditório João Alfredo, na reitoria da universidade, para discutir medidas na melhoria da segurança. 

A medida é válida tanto para os pedestres quanto para os veículos.

Data: 27/04/2016
Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2016/04/27/por-seguranca-ufpe-fechara-portoes-a-noite-233106.php

Estudantes e servidores protestam por mais segurança na UFPE

Com o objetivo de chamar a atenção para as recorrentes queixas de roubos, assédio sexual e até estupro no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no entorno da mesma, diversos estudantes, professores e funcionários realizaram um protesto, nesta quarta-feira (27), por mais segurança no local.

Um grupo de três meninas foi conduzido pela diretora dos direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) do campus, Luciana Vieira, até a pró-reitora Floriesbela Campos. Uma nova reunião foi marcada para esta quinta-feira (28), às 14h, para discutir ações em prol da luta das estudantes.

Vestidos de preto ou lilás, manifestantes cobram segurançaCrédito: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Estudantes querem visibilizar a causa na UFPECrédito: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Manifestantes pedem posicionamento da reitoriaCrédito: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Com cartazes, estudantes pedem ações que reprimam o assédioCrédito: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Novo encontro foi marcado para esta quinta-feiraCrédito: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Vestidos de preto ou lilás e com cartazes nas mãos, os manifestantes, em sua maioria mulheres, pediam um posicionamento da reitoria sobre medidas que possam ser efetivadas para diminuir os casos de violência dentro e nas proximidades da universidade. Eles reivindicaram ainda ações efetivas que reprimam o assédio sexual e o machismo dentro da UFPE.

O grupo realizou uma caminhada pelo campus e ainda bloqueou, por poucos minutos, a avenida Professor Morais Rego. Por volta das 14h, o trânsito já tinha sido liberado.

No Facebook, os discentes e docentes criaram a página "Universidade é pública, meu corpo não - UFPE", que já mobiliza mais de mil seguidores. O objetivo da comunidade universitária é estabelecer um diálogo com a reitoria para cobrar que os direitos das mulheres que trabalham ou estudam no campus sejam garantidos.

Em nota, a UFPE informou que novas medidas para reforço da segurança no Campus Recife e no entorno da UFPE já começaram a ser implementadas e incluem também o fechamento dos portões do campus – tanto os de pedestres quanto os de carros – a partir das 23h30, ficando a entrada apenas pela Avenida dos Reitores, apenas em casos justificados. A reabertura dos portões será às 4h30 da manhã.

No final de semana passado, a UFPE, por meio da Superintendência de Segurança Institucional (SSI), e a Polícia Militar (12º BPM) já atuaram no formato definido na semana passada.

Os agentes de segurança da UFPE e os vigilantes da TKS (empresa terceirizada) estão atuando de forma mais efetiva nos pontos críticos de ocorrências informados pela comunidade acadêmica. Além disso, o campus conta com um posto fixo da Polícia Militar até as 22h30.

No entorno, além da intensificação das rondas, a PM está efetuando mais abordagens. Haverá a instalação de novas câmeras integradas ao sistema da Secretaria de Defesa Social e a melhoria da iluminação no campus, entre outras ações.

Reunião

No próximo dia 4, representantes de vários órgãos públicos e dos bancos que funcionam no entorno da UFPE estarão reunidos no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade, na segunda reunião do Conselho Integrado de Segurança, que agrega estas instituições.

Participam, além da UFPE e do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander, os órgãos do Condomínio Sudene (Sudene, IBGE, Codevasf, Ministério da Saúde, entre outros) e o 12º Batalhão de Polícia Militar. O objetivo do encontro é discutir medidas para melhoria da segurança do entorno, envolvendo funcionários das instituições, usuários e moradores.

Data: 27/04/2016
Fonte: http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/4/estudantes-e-servidores-protestam-por-mais-seguranca-na-ufpe-0521.html