quarta-feira, 13 de abril de 2016

Bandidos explodem caixa eletrônico na Reitoria da UFU

Um caixa eletrônico foi explodido dentro do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no bairro Santa Mônica, zona leste de Uberlândia. O crime ocorreu por volta das 4h desta quarta-feira (13). Esta é a quinta vez que este tipo de equipamento é alvo de criminosos em prédios localizados nos campi da UFU. Houve danos generalizados nas paredes, forro e vidraças do local. A área atingida está isolada e aguarda liberação da Defesa Civil, que avaliará se houve danos estruturais no prédio. A perícia da Polícia Federal (PF) também foi acionada.

Segundo a Polícia Militar (PM), os criminosos teriam entrado na instituição pela cerca que rodeia a universidade.

Para ler a matéria completa Clique AQUI!

Cartazes com agressões a mulheres são espalhados na Ufrgs

Alunos e professores de diversos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram surpreendidos, na manhã desta segunda-feira (11), por cartazes com mensagens machistas e racistas colados em frente a vários centros acadêmicos da universidade.
Um dos cartazes trazia a frase “menos empoderamento, mais empauduramento”, além de uma foto de uma mulher negra cujos olhos foram manipulados para ilustrarem uma espécie de “possessão”.

Havia ainda um texto contra o feminismo, atribuído a Hebe Camargo: “O feminismo não luta pela igualdade de direitos, mas pe um movimento político socialista inimigo da família, que estimula a mulher a largar seu marido, matar seus filhos, praticar bruxaria, destruir o capitalismo e tornar-se lésbica”.

Outro cartaz trazia a mensagem “Bolsonaro presidente” ao lado do retrato do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

As mensagens são assinadas com a sigla F.O.D.A.S.C.E (Frente de Oppressão de Abobados, Socialistas, Comunistas, Etc). e o símbolo do coletivo é uma estrela vermelha transpassada por um pênis ereto.

Departamento de História lança nota de repúdio

Os cartazes foram colados em frente aos centros acadêmicos de História, Biologia, Geologia, Geografia e Economia. Estudantes da universidade acreditam que a ação ocorreu durante o final de semana. Os locais escolhidos pelos autores das mensagens opressoras não dispõe de câmera de segurança.

A chefia do Departamento de História da UFRGS lançou uma nota, através do Facebook, repudiando os “ataques fascistas”.

Na nota, o Departamento defende ser “cada vez mais necessária” a “luta constante contra práticas autoritárias fundadas unicamente na discriminação social, racial e de gênero”.

O texto defende ainda que a “universidade pública deve se constituir como lugar privilegiado para o resguardo das práticas políticas democráticas e republicanas”.

Uma reunião está marcada para a tarde desta segunda-feira, no Departamento de História. A universidade ainda não se manifestou formalmente sobre os cartazes.