terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Policiais à paisana atuarão dentro da Uespi (PI) para coibir assaltos



O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes, informou nesta quinta-feira em entrevista ao Jornal do Piauí, que policiais à paisana poderão atuar dentro da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A medida visa reduzir a insegurança na instituição. Somente este mês, cinco assaltos a alunos já foram registrados.


"A comunidade universitário pode esperar a presença do comandante, se possível dentro da UESPI, pode haver inclusive policiais à paisana, para não incomodar os alunos. Queremos nos reunir com o Rone, 9º BPM e Batalhão Escolar", declarou. 

Ele destacou ter sido aluno da UESPI e disse que outras ações já haviam sido adotadas. "É preciso deixar claro para a populção que isso incomoda não só o corpo docente, mas todos os órgaos do estado. Já tínhamos determinado há uma semana reforço policial. A presença da PM dentro de uma universidade é complicada, mas vamos estar presentes se for preciso", disse. 

Ele declarou que depois da prisão de uma quadrilha de assaltantes na Universidade Federal do Piauí, os assalto reduziram. Na UESPI, segundo ele, um dos maiores problemas é que há uma facilidade muito grande de entrar no local. 

Quanto ao homem preso na noite de ontem (21) suspeito de assalto, o comandante informou que seu parceiro já foi identificado e no momento a polícia busca saber se há mais pessoas envolvidas nos assaltos. As pessoas localizadas já possuem diversas passagens pela polícia por roubo. 

Reunião com estudantes

Estudantes do curso de bacharelado em Administração foram recebidos na reunião do Conselho Universitário, na manhã desta quinta-feira, 22, no Palácio Pirajá, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Durante a reunião os estudantes solicitaram a implantação de medidas para garantir a segurança dos estudantes, professores, funcionários e comunidade que circulam na instituição.

O reitor da UESPI, professor Nouga Cardoso, explicou que já está conversando com as autoridades de segurança pública do Estado, para que sejam tomadas medidas mais eficazes de segurança . “Primeiro nós agradecemos a presença de vocês estudantes aqui, e queremos reafirmar que nós da administração superior da universidade estamos analisando mais maneiras para dirimir esses assaltos. Por exemplo, fizemos a troca da iluminação, solicitamos a limpeza de um terreno próximo à UESPI. Estamos também estudando a possibilidade de colocar catracas nas entradas do campus, entre outras ações.”

Conselho Universitário e Reitor da UESPI durante recepção aos estudantes da instituição que reivindicaram mais segurança

O estudante Cantídio Sousa relatou os anseios e preocupações dos discentes: “O que nós queremos são medidas palpáveis de proteção pela gestão da universidade. O que pode ser feito é que nós alunos podemos cobrar, e sabemos que a UESPI tem recursos limitados. Mas a universidade pode procurar as autoridades do governo para implantar medidas de segurança”.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) convocará para a próxima semana uma audiência pública com estudantes, professores, funcionários, representantes dos bairros circunvizinhos e também da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar. O objetivo é abrir a discussão para encontrar soluções para os problemas de segurança que envolvem toda a comunidade universitária.
Fonte: http://cidadeverde.com/noticias/205112/policiais-a-paisana-atuarao-dentro-da-uespi-para-coibir-assaltos

Nenhum comentário:

Postar um comentário