segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Júlio Chebli, Reitor da UFJF renuncia ao cargo

Um ano e dois meses após ser eleito, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Júlio Chebli, renunciou ao cargo. A decisão foi oficializada no final da manhã desta segunda-feira (16) com a apresentação de uma carta de renúncia.

Na carta publicada no portal da UFJF e apresentada aos membros do Conselho Superior (Consu), Júlio Chebli alegou que sua saída estaria atrelada a problemas de saúde, “os quais são inconciliáveis com as funções do Reitorado”. O ex-reitor destaca que, durante os 14 meses e meio que esteve à frente do cargo, procurou honrá-lo e exercê-lo dentro de sua capacidade, baseado no compromisso público, na ética e na preservação das conquistas históricas obtidas pela comunidade acadêmica.

Com a renúncia, o vice-reitor Marcos Chein passará a ocupar interinamente o cargo. No entanto, a universidade deverá realizar novas eleições em até 60 dias.

A renúncia de Chebli foi especulada em abril deste ano, período no qual gozava de um período de 30 dias de férias. Em maio, ele retornou ao trabalho e não se pronunciou sobre o assunto. Em sua ausência, a UFJF foi gerida pelo então vice-reitor Marcos Chein, que efetuou trocas nos primeiros escalões da UFJF no dia 23 de abril.

Mudanças

Marcos Chein oficializou os desligamentos de Paulo Nepomuceno, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Gestão; Carlos Elízio Barral Ferreira, pró-reitor adjunto de Gestão; Marcos Aurélio Souza Brito, pró-reitor adjunto de Planejamento Orçamento e Finanças; e Marcus Gomes Bastos, pró-reitor de Graduação. Para seus lugares, foram anunciados a professora da Faculdade de Letras, Ana Claudia Peters, que assumiu a Pró-Reitoria de Graduação; Fabiano Leal, para a pró-reitora ajunta de Graduação; e advogado e professor, Washington Luiz Lima Teixeira, que chegou à UFJF para assumir a função de adjunto na pasta.

Quando retornou das férias, Chebli anunciou, em reunião do Consu, a nomeação do professor Alexandre Zanini como pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Gestão. Além das mudanças feitas por Chein, outros pedidos de exoneração aconteceram no período. Em abril, Gerson Guedes deixou a pró-reitoria de Cultura, quando decidiu se aposentar. A artista plástica Valéria Faria assumiu o cargo. Em julho, a pró-reitora de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva, Joana de Souza Machado, pediu desligamento da instituição. O psicólogo Frederico Freire Rosa, técnico administrativo da instituição, passou a responder pelo cargo. Um mês mais tarde, em agosto, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Maria Cristina Andreolli Lopes, também pediu afastamento do cargo. Seu substituto foi professor Lyderson Viccini. Em outubro, foi a vez do o ex-reitor da universidade, Henrique Duque, entregar o posto de diretor de Desenvolvimento e Representação Institucional da UFJF.

Natural de Leopoldina, Júlio Chebli se lançou candidato à Reitoria aos 50 anos, com o apoio de seu antecessor, Henrique Duque. Com um histórico intimamente ligado à UFJF, onde graduou-se em medicina e ingressou no corpo docente da instituição há 16 anos, Chebli se elegeu em primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Para isso, deixou para trás as outras duas chapas concorrentes, encabeçadas pelo diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Marcus David, que obteve 36% do percentual paritário dos três segmentos que formam a comunidade acadêmica; e por Paulo Villela, professor da Faculdade de Engenharia, que obteve 5%.

A carta de renúncia foi entregue ao CONSU na segunda feira, 16/11/2015.

Fonte: http://www.tribunademinas.com.br/reitor-da-ufjf-renuncia-cargo/