terça-feira, 11 de agosto de 2015

Servidores e alunos da USP protestam contra PM no campus

Fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2015/08/07/servidores-e-alunos-da-usp-protestam-contra-pm-no-campus.htm#fotoNav=3

Representantes de servidores e de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) protestam, na tarde desta sexta-feira, 7, contra a presença da Polícia Militar no campus Butantã da instituição.

Após uma série de episódios de violência e criminalidade na Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) decidiu acelerar a implementação de um batalhão próprio que atuará no local, com cerca de 120 policiais.

Cerca de 50 pessoas participavam da manifestação por volta das 14h, em frente ao prédio da reitoria. Haverá, no local, uma reunião da Comissão de Direitos Humanos da instituição, com a presença do secretário de segurança pública, Alexandre de Moraes, e do reitor Marco Antonio Zago. Moraes chegou à reitoria por volta das 14h30 e foi vaiado. "Bandido!", gritam os manifestantes.

Alunos da USP protestam contra a presença da PM no campus

Alunos da USP protestam contra o plano da reitoria de implantar uma guarda conjunta com a Polícia Militar no campus Butantã. A USP (Universidade de São Paulo) vai ganhar nos próximos dias um Conseg (Conselho de Segurança), nos moldes dos que já existem em outros bairros da capital paulista. A implantação do Conseg na USP acontece em meio à crise provocada por casos de roubos e estupros registrados no campus Leia mais

USP terá Conselho de Segurança

A USP (Universidade de São Paulo) vai ganhar nos próximos dias um Conselho de Segurança nos moldes dos que já existem em outros bairros da capital paulista. Segundo o secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, a medida vai preceder a implantação do policiamento comunitário na Cidade Universitária, no Butantã, previsto para setembro.

A implantação do conselho na USP acontece em meio à crise provocada por casos de roubos e estupros registrados no campus. "Nós chegamos a um acordo com a própria reitoria. Vamos criar um Conselho de Segurança na USP, com participação paritária de professores, funcionários, estudantes e da própria Polícia, para que todos convivam de forma harmônica na questão de segurança", afirmou o secretário, na manhã de quinta-feira, 6 de agosto.

Ainda segundo Moraes, a secretaria vai marcar reuniões com os grupos na próxima semana, que devem fazer indicações de representantes para o conselho. A ideia é que os grupos discutam a implantação do policiamento comunitário. O sistema inspirado o modelo japonês Koban é voltado para a prevenção dos delitos, ao contrário do atual policiamento da USP, que tem rondas e atendimentos de casos.

O novo modelo de policiamento terá de 80 a 120 policiais militares. "Todos os policiais já estão treinados. Eles terão um diferencial no uniforme, que será um colete identificando o policiamento comunitário da USP. Acredito que nós já possamos dar início a esse novo tipo de policiamento até o final do mês."