segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pichações estimulam violência contra gays na Universidade Federal de Viçosa - Pró-reitoria afirma que responsáveis podem ser expulsos

A Universidade Federal de Viçosa investiga a ação de grupos homofóbicos no campus. Pichações com teor violento contra homossexuais, fotografadas em dois banheiros, levaram a reitoria a aprovar uma moção de repúdio e a abrir investigação. As mensagens incentivam a violência contra cidadãos LGBT.


Segundo a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia Franceschini, a UFV não vai tolerar estímulo ao preconceito e pode expulsar alunos que infrinjam direitos humanos. 

— Não podemos minimizar atitudes que envolvam violência e desrespeito aos direitos humanos. Vamos tratar esse e qualquer outro acontecimento de forma exemplar, buscando a expulsão dos responsáveis do meio acadêmico.


Estudantes chocados com as pichações denunciaram o caso à reitoria, que ainda não identificou suspeitos. Não há câmeras no local para ajudar a investigação. 

Algumas mensagens são assinadas pelo chamado "Movimento Contra os Homossexuais", que aparece, segundo estudantes, pichado em outros pontos de Viçosa.

Fonte: http://noticias.r7.com/minas-gerais/pichacoes-estimulam-violencia-contra-gays-na-universidade-federal-de-vicosa-10062015

Criminosos tentam assaltar mais um caixa eletrônico dentro de universidade em Brasília

Assaltantes armados invadiram uma faculdade na quadra 708 Sul, na região central de Brasília, e tentaram roubar um caixa eletrônico na madrugada desta sexta-feira (7). Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, os suspeitos fugiram sem levar o dinheiro do terminal.

De acordo com a assessoria da universidade, três homens renderam o vigilante para entrar no local enquanto um quarto comparsa aguardava no carro para a fuga. Eles usaram um alicate grande para tentar arrombar os caixas, mas não conseguiram chegar ao dinheiro. A Delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil investiga o caso e já está com as imagens do circuito interno.

No período de uma semana, este foi a terceira tentativa de assalto a caixas eletrônicos no DF. Na sexta-feira passada (31), criminosos explodiram um terminal bancário em um posto de combustíveis da Candangolândia (DF), mas a polícia não soube informar a quantia roubada. Três dias depois, nesta segunda-feira (3), ladrões atacaram um caixa dentro de outra faculdade, na Asa Norte, mas não conseguiram chegar ao dinheiro. 

Caixas eletrônicos viram alvo dos criminosos no DF

De acordo com dados da SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal), 20 caixas eletrônicos foram explodidos em 2015, e outros 12 terminais foram arrombados. Dentre estes casos, em 14 deles os criminosos conseguiram abrir o compartimento onde fica o dinheiro, oito deles com explosivos e, nos outros seis, depois de utilizar maçaricos.

Os números deste ano, até julho, já superam os de 2014, segundo a SSP. No ano passado, a pasta registrou 11 casos de furtos a caixas eletrônicos, seis com explosivos e cinco com uso de maçaricos. Em oito destes casos, os ladrões conseguiram chegar ao dinheiro, geralmente de madrugada em postos de combustíveis ou centros comerciais.

Fonte: http://noticias.r7.com/distrito-federal/criminosos-tentam-assaltar-mais-um-caixa-eletronico-dentro-de-universidade-em-brasilia-07082015