quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pátio de Escola de Direito da UFMG é área de consumo e venda de droga

A reportagem esteve no local na última quarta-feira (29) e flagrou diversos grupos de jovens se drogando e tendo acesso à maconha no próprio prédio da UFMG

Fotos de adolescentes fumando maconha na Faculdade de Direito da UFMG

O pátio no pilotis da faculdade de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que um dia abrigou manifestantes contrários à ditadura militar, hoje serve como ponto de encontro de adolescentes usuários de drogas.

Chamado Território Livre José Carlos da Mata Machado, o espaço ficou subutilizado pela comunidade acadêmica e agora é ocupado por estudantes secundaristas de escolas do entorno, no centro da capital, para fumar maconha e consumir bebidas alcoólicas.

A reportagem esteve no local e flagrou diversos grupos de jovens se drogando e tendo acesso à maconha no próprio prédio da UFMG. 

Na última quarta-feira (29), por volta das 15h, o pátio estava com pelo menos dez adolescentes fumando maconha, todos aparentando ter entre 14 e 17 anos. À medida que a noite se aproximava, o número de jovens crescia rapidamente.

Ao conversar com os grupos de estudantes, eles disseram ser de dois colégios – um deles, pré-vestibular – a poucos quarteirões de distância da faculdade. Às 19h, eram pelo menos 30 adolescentes fumando maconha e ingerindo bebidas alcoólicas.

Por duas vezes, flagramos a comercialização da droga entre os adolescentes. Em uma dessas turmas, a equipe de reportagem recebeu a informação de que um rapaz de mochila laranja chegaria em 30 minutos com a maconha.

“O menino foi fazer o 'corre' e deve voltar daqui a pouco. Ele é quem fornece pro pessoal aqui”, disse um garoto, que aparentava não ter mais do que 16 anos. Sem se preocupar com a presença de outras pessoas no local, um dos rapazes mostrou a droga e a ofereceu por R$ 20 à equipe.

Problema

Um servidor da universidade, que pediu para não ser identificado, reclama que a situação se repete sempre que há aula. “Todos os dias na parte da tarde eles estão aqui. O cheiro da maconha impregna em alguns locais, como a biblioteca, e é comum encontrarmos adolescentes cambaleando pelos corredores bem no meio da tarde”, reclamou o funcionário.

Diferentemente do caso do tráfico de drogas na Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas (Fafich), não há relatos de atos de violência contra funcionários e estudantes universitários nem roubos cometidos contra a comunidade acadêmica no prédio de direito.

Durante as seis horas em que a reportagem ficou no pátio do Território Livre da Mata Machado (uma homenagem ao estudante morto durante a ditadura), sempre havia pelo menos um grupo de jovem usando drogas. Em nenhum momento houve abordagem por parte de vigias da instituição.

Plano

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) prepara um conjunto de ações para coibir o consumo e o comércio de drogas dentro da entidade. O reitor Jaime Ramirez admite que esse é um problema vivido pela instituição e que a reitoria está atenta para enfrentá-lo.

“A questão do uso de drogas não pode ser tolerada pela universidade. Nós não vamos fechar os olhos em relação a essa questão. Nós entendemos que essa é uma situação complexa, é uma questão de saúde pública o uso da droga no nosso país. Vamos primeiro apresentar para nossa comunidade e para nossas instâncias para ver quais ações poderão ser tomadas”, afirmou Ramirez, durante seminário da Pró-Reitoria de Graduação, na semana passada.

O reitor não quis adiantar as medidas, pois elas ainda precisam ser discutidas junto ao conselho universitário - grupo responsável por avaliar e aprovar as ações adotadas na UFMG composto por professores, alunos e servidores. A promessa do reitor Jaime Ramirez é que essas ações entrem em vigor até o fim deste semestre.

Resposta da Escola de Direito

Por meio de nota, a Diretoria da Faculdade de Direito informou que está ciente dos problemas envolvendo o uso de drogas no Território Livre desde o dia 14 de abril e já enviou ofício para o Ministério Público Federal e Ministério Público de Minas Gerais para que investiguem a situação, já que o alvo das denúncias “está além das competências outorgadas a essa Diretoria, por se tratar de fato, em tese, prescrito na lei penal”. A Faculdade de Direito ainda colocou-se à disposição para contribuir com as investigações e estuda medidas a serem adotadas no prédio da Faculdade, como o reforço da vigilância e revitalização dos espaços de convivência. 

Relembre

- Em março, denúncias revelaram um esquema de tráfico de drogas dentro do Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

- Adolescentes de fora da comunidade acadêmica teriam montado um ponto de venda de drogas dentro do espaço destinado aos estudantes. Eles seriam ainda suspeitos de agressão a professores, assaltos, assédio contra mulheres e perseguição a gays.

- Alguns cursos suspenderam provisoriamente as aulas até que a situação fosse resolvida. As aulas foram retomadas após o fechamento da sala do Diretório Acadêmico por todo este semestre.

PUBLICADO EM 05/05/15 - BERNARDO MIRANDA


Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/p%C3%A1tio-de-escola-de-direito-da-ufmg-%C3%A9-%C3%A1rea-de-consumo-e-venda-de-droga-1.1033868 

Nenhum comentário:

Postar um comentário