quarta-feira, 8 de outubro de 2014

SINTUF REALIZA SEMINÁRIO DE VIGILANTES DA UFMT

A segurança é um setor estratégico na universidade. Este foi o entendimento dos participantes do Seminário de Vigilantes do Sintuf-MT, realizado nesta sexta-feira (03.10). Um grupo de trabalho foi montado para construir o plano de segurança da UFMT e definir as ações a serem tomadas para possibilitar que o cargo recebe novos trabalhadores por meio de concurso público e tenha os seus direitos respeitados.

Segundo o vigilante e coordenador geral da Associação dos Trabalhadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mozarte Simões da Costa, somente a segurança orgânica possui o feeling necessário para atuar dentro das universidades. “Os vigilantes são capacitados para executar uma segurança pedagógica, orientativa, que inclusive auxilia o estudante em sua formação na sociedade. A Polícia Militar tem o caráter repressivo colado em seu DNA, enquanto a guarda terceirizada possui uma rotatividade que dificulta a atuação dentro do campus”, destacou Mozarte.

Ele comprovou por meio de uma série de documentos que o cargo de vigilante não está extinto, sendo que inclusive um trabalhador prestou concurso e tomou posse em 2005. “O que falta é vontade política. O problema da segurança, ou melhor, da falta de segurança, está se intensificando dentro das universidades. É preciso realizar o concurso e dar uma resposta rápida. Dentre as atribuições de nosso cargo, podemos realizar investigações e perícia, tornando as soluções de crimes dentro do campus mais rápidas”, pontuou o palestrante.

Veja abaixo uma entrevista completa com o palestrante:

Fonte: http://www.sintufmt.org.br/
Daniel Dino
Assessoria/Sintuf-MT