quarta-feira, 16 de julho de 2014

Nova Chefe de Segurança da USP diz em entrevista a Folha de São Paulo que é preciso recuperar o papel da guarda universitária

A nova Chefe da segurança da USP, a antropóloga Ana Lúcia Pastore, tem 20 anos de pesquisa no Núcleo de Violência da Universidade São Paulo e substitui o Coronel aposentado Luiz de Castro, que, enquanto esteve a frente da guarda, teve seu trabalho identificado principalmente pela presença da PM no campus.

Com a posse da nova Chefe espera-se que o trabalho da segurança passe a ter uma outra concepção do que é ser e fazer segurança, com uma visão mais humanística e com expectativa de pensar a segurança além da repressão e do controle.

No endereço http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/07/1479478-e-preciso-recuperar-o-papel-da-guarda-diz-nova-chefe-de-seguranca-da-usp.shtml a Folha de São Paulo apresenta uma entrevista completa com a Chefe de Segurança.

XXIII SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA DAS IPES



Casal suspeito de envolvimento no roubo de armas da Furg é preso pela PF

Polícia apreendeu telefones e computadores que estavam na casa dos suspeitos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Furg, com o objetivo de resgatar armas roubadas da Universidade Federal do Rio Grande e prender dois ex-funcionários terceirizados, que são suspeitos de envolvimento na ação criminosa. Até o momento, nenhuma arma foi localizada.

Durante a manhã, Roberta Correa Pereira e Arlem Ferreira foram presos preventivamente. Os dois são ex-funcionários de uma empresa de vigilância, que presta serviço à Furg. Na época do crime, em março deste ano, Arlem ainda trabalhava na instituição, mas estava de férias.

Um grupo encapuzado e com luvas invadiu um dos postos de comando da universidade e rendeu os trabalhadores às 23h do dia 18 de março. De acordo com o delegado da Polícia Federal Gabriel Leite, ainda não é possível afirmar qual a participação do casal no crime. “Estamos investigando a participação direta ou indireta dos dois no crime”, disse.

A Polícia Federal apreendeu dois telefones celulares e três computadores que estavam na casa dos suspeitos de envolvimento no crime. Os aparelhos telefônicos foram roubados dos vigilantes de plantão na noite do crime. 

Durante o dia, Polícia Federal e a Brigada Militar cumprem sete mandados de busca expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande e outros dois expedidos pelo Juizado da Infância e Juventude. Nenhuma arma foi localizada até o momento.

Fonte: GAUCHA