segunda-feira, 9 de junho de 2014

José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça é contra a PEC 51 - Proposta muda a estrutura da segurança pública do País e desmilitariza as polícias


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 51/2013), que muda radicalmente as polícias no Brasil, se encontra desde o dia 9 de abril deste ano na Secretaria Geral da Mesa do Senado. Pode ter emperrado. A proposta, porém, dificilmente será aprovada, porque não conta com a simpatia do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Pelo menos é o que o ministro tem dito a gestores da segurança pública de todo o País com quem tem se reunido nas últimas semanas. Na quarta-feira (04), ele se reuniu com os quatro secretários de Segurança Pública da Região Sudeste: André Garcia, do Espírito Santo; José Mariano Beltrame, do Rio; Rômulo Ferraz, de Minas Gerais; e Fernando Grella, de São Paulo. Na semana passada, José Eduardo Cardozo já havia se reunido com um grupo de comandantes gerais das Polícias Militares.

A iniciativa da PEC é do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Mesmo sendo do partido do ministro Cardozo, o senador carioca não conseguiu influenciar figuras importantes do governo da presidente Dilma Rousseff a comprar sua ideia. Autoridades dos governos estaduais, como a maioria dos secretários de Segurança e todos os comandantes gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, também são totalmente contra a PEC 51.

A autoridades mais próximas, com quem o Blog do Elimar Côrtes teve contatos telefônicos nos últimos dias – inclusive com autoridades do próprio Ministério da Justiça –, o ministro José Eduardo Cardozo revelou que, caso seja consultado pela presidente Dilma, dirá que é contra a maioria das mudanças propostas pela PEC 51. Segundo ele, o País precisa ter Polícias Militares fortes e Polícia Judiciária eficiente nas investigações de crimes.

Por isso, a União tem ajudado estados a reforçarem os trabalhos das perícias criminais, por meio de programa Brasil Mais Seguro. Ressaltou, porém, a necessidade de cada vez reforçar as Guardas Municipais.

O ministro Cardozo teria dito a um dos interlocutores que a PEC 51 é equivocada e que, do jeito que foi construída, não garante a redução da violência e a intensificação do combate ao crime organizado no País. A PEC, na avaliação do ministro Cardozo, tem mais caráter ideológico e sociológico do que prático.

De fato, a PEC 51 foi elaborada pelo sociólogo Luiz Eduardo Soares. Precisa dizer mais coisa? O ministro está correto de razão.

Desmilitarização das polícias é uma cegueira total e jogada de marketing político, diz comandante geral da PM de Minas

O ministro Cardozo já conhece, inclusive, a opinião do presidente do Conselho dos Comandantes Gerais das Polícia Militares, coronel Márcio Martins Sant’Ana – comandante da PM de Minas –, que critica os defensores da desmilitarização da corporação, que, segundo ele, seria um armadilha para a população.

“Achar que desmilitarizar é a solução para a segurança pública não é uma visão nem míope, mas uma cegueira total. É não ter percepção da realidade, não conhecer as instituições e fazer com que uma proposta mirabolante como essa seja mais um marketing político do que a responsabilidade para resolver os problemas de segurança pública. Somos garantidores do Estado Democrático de Direito. Se existe um serviço democrático no rol dos serviços públicos, é o serviço de Polícia Militar”, disse o coronel Sant’Anna, em recente entrevista à imprensa mineira.

Fonte: ADPF - Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
Enviado por: Renato - UFRRJ

Assalto na UFSC, em que estudante foi baleado, é filmado por câmeras

Crime ocorreu na noite de quarta-feira (4) no campus de Florianópolis.
Aluno foi baleado no glúteo; adolescente de 17 anos foi apreendido.

Câmeras de monitoramento do campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostraram o momento em que um estudante foi assaltado e baleado. O crime ocorreu na noite de quarta-feira (4). As imagens foram divulgadas nesta quinta (5) no Jornal do Almoço (veja o vídeo ao lado).

Dois criminosos em uma moto cometeram o assalto por volta das 22h. O estudante foi baleado no glúteo durante o assalto e os infratores fugiram levando o veículo. Um adolescente foi apreendido suspeito de participação no roubo, mas o outro assaltante fugiu com a As imagens das câmeras de monitoramento da UFSC mostram o aluno do curso de sistemas da informação se preparando para sair do local quando foi surpreendido por dois jovens em uma moto. Eles anunciaram o roubo e a vítima reagiu, entrando em luta corporal com um dos suspeitos.

Outro estudante tentou ajudar, mas um dos assaltantes estava armado e atirou. O disparo acabou atingindo o glúteo do dono da moto. Em outra imagem, os infratores apareceram fugindo com o veículo da vítima. Na sequência, o aluno que foi baleado correu desesperado.

"Pessoal do monitoramento viu uma moto por volta das 21h30 toda apagada no campus", contou o chefe de Seguranda da UFSC, Leandro Oliveira. "Então, através do monitoramento, foram observados alguns locais de estacionamento de motos e bicicletas e aí foi flagrada a ação", finalizou.

Para assistir ao vídeo, clique no link abaixo:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/06/cameras-mostram-assalto-na-ufsc-em-que-estudante-foi-baleado.html 
Fonte: G1
Enviado por: Teles - UFSC