sexta-feira, 23 de maio de 2014

Informações sobre Segurança na UFRRJ


Consciente de seu papel na gestão da Universidade e com o objetivo de dar transparência às decisões tomadas, a Administração Central vem a público expor novas informações importantes a respeito do tema segurança.

- Hoje, 22 de maio, a reitora, Ana Maria Dantas, entregou um ofício ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, expondo a situação de insegurança do município de Seropédica, que atinge também a UFRRJ. O governador se prontificou a trazer o secretário de Segurança estadual, José Mariano Beltrame, ao município para uma reunião específica sobre o tema.

- A elaboração de um projeto de segurança está sendo finalizada, para a contratação de uma empresa de vigilância, privada, para atuar no controle dos acessos à Universidade. 

- O mato que cresce no interior do câmpus precisa ser cortado e, geralmente, é. No entanto, como é da informação de todos, há uma greve de técnicos em andamento, desde o dia 17 de março. Desde então, esta atividade está tremendamente prejudicada.

- A iluminação está precária em alguns pontos do câmpus e a manutenção está sendo feita com o mínimo de pessoal, também devido à greve de técnicos.

- Já foi solicitada a compra de mais dois veículos para aumentar a quantidade de carros da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) da Universidade.

- Reiteramos a necessidade de quem for vítima de algum tipo de violência no câmpus registrar qualquer situação. O contato da DGV é 2681-4646 – 24 horas.

Reunião dos vigilantes do RS com o deputado federal José Stédile.


Os vigilantes dos GT Segurança dos sindicatos ASSUFRGS, ASUFPEL, ASSUFSM e APTAFURG se dedicaram nos últimos 30 dias a tentarem uma reunião com os deputados federais do Rio Grande do Sul integrantes da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da câmara dos deputados federais, para que um deles solicitasse para si a relatoria do nosso projeto, isto por que o PL 4742/12 que vai beneficiar os vigilantes concursados das Universidades Federais e dos Institutos Federais Tecnológicos com o adicional de risco de vida, se encontra nesta comissão aguardando designação de relator desde o dia 20/03/2014.

Após muitas ligações e muitas promessas de agendas para reunirmos com deputados federais, os vigilantes de Pelotas conseguiram através de um vigilante da iniciativa privada, que é vereador na cidade de Rio Grande R/S, concretizar uma agenda com o deputado federal José Stédile PSB RS, reunião esta que foi agendada para se realizar no dia 19/05/2014 na cidade de Cachoeirinha RS. Então os vigilantes das Universidades Federais da UFRGS, UFPEL, UFSM e FURG se mobilizaram para que ao menos um vigilante destas Universidades se fizesse presente nesta reunião, sendo que conseguimos que 11 vigilantes comparecessem.

Na reunião com o deputado solicitamos que tomasse para a si a relatoria do PL 4742/2012 na CFT e que rejeitasse o PL 4863/2009 que esta apensada ao nosso projeto, solicitamos que o relatório do projeto não poderia demorar muito, isto por que depois de aprovado na CFT este projeto também vai passar pela CCJC, última comissão da câmara, quando falamos isto o deputado falou que também é integrante da comissão de justiça e cidadania (CCJC) e que poderá ser o relator nas duas comissões e quando for aprovado na CFT e for enviado para a CCJC o deputado irá solicitar a relatoria do projeto, e como estratégia irá solicitar uma audiência pública, e nesta audiência convidar o presidente da câmara federal para participar e solicitar que assim que o projeto for aprovado na CCJC que não precise ser votada em plenário e sim ir direto para a presidente, tendo como estratégia que este projeto esteja nas mãos da presidente antes das eleições.

Como nos foi prometido pelo deputado federal José Stédile no dia 19/05/2014 o deputado nos falou que assim que chegasse em Brasília procuraria o projeto. No dia 20/05/2014 recebi um e-mail da assessoria do deputado informando que o deputado já solicitou a relatoria junto a CFT e que provavelmente na próxima semana já estará com o projeto em sua mesa para começar a elaborar o relatório e no mesmo dia 20/05/2014 o deputado, ao se pronunciar no parlamento, fez uma fala a respeito da injustiça que os vigilantes das universidades federais e institutos  federais tecnológico estão sofrendo em não ter o direito em receber o adicional de risco de vida.   

Um abraço de um vigilante do sul do pais
Mozarte Simões