sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Alunos da UNB fazem performance nús no pátio da Universidade


Aunos da UnB realizaram na última terça-feira (11) uma performance artística no mínimo curiosa em meio ao pátio do campus de Ceilândia. Como parte das manifestações de um tradicional evento previsto pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) da universidade, estudantes nus e seminus dançaram nas rasas águas de uma piscina.

A apresentação, que foi registrada em vídeo por um aluno, causou repercussões divergentes pela UnB. Comentários sobre a falta de pudor da prática foram tecidos, bem como elogios à intervenção cultural foram feitos. De acordo com Diana Pinho, diretora do campus onde o ato aconteceu, a DEA chegou a notificar a diretoria acerca da performance.

Contudo, e segundo informações do portal G1, o documento não listou detalhes sobre a apresentação. “Se tivéssemos o detalhamento, certamente orientaríamos que [a intervenção] fosse realizada em espaço fechado, apenas para quem quisesse assistir”, explicou Diana. Ela diz apoiar todo o tipo de cultura, mas entende a posição de espectadores que não apreciam este tipo de arte.


Alunos fizeram comentários divergentes acerca da performance.

Para Magno Assis, diretor da DEA, o conceito do movimento é justamente desconstruir visões homofóbicas e sexistas. “Entendemos a universidade como espaço propício para isso e existe uma necessidade de reflexão sobre este tema”, opina Assis.

A polêmica, que se estendeu também por várias redes sociais, fez com que outra apresentação do projeto prevista para essa quinta-feira (13) fosse cancelada pela diretoria; o grupo deve voltar ao Gama dentro dos próximos 15 dias e seguir adiante com diálogos e seminários junto dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário