terça-feira, 15 de julho de 2014

Skatista foi agredido por vigilante da UFSM e vai à polícia

Skatista vai à polícia contar que foi agredido por vigilante da UFSM  reprodução/reprodução
Foto: reprodução / reprodução


Um skatista de Santa Maria registrou uma ocorrência policial de agressão contra um vigilante da Universidade Federal de Santa Maria. O fato teria ocorrido próximo ao prédio 74 C, no campus da UFSM, em Camobi, no domingo. 

Segundo Mateus Velasquez, 22 anos, que estava no local junto com outros seis amigos, um dos vigias teria partido para cima de Jean Senne, 18, sem motivos e de forma brutal.

_ Estávamos andando de skate e gravando um vídeo. Paramos para descansar porque já era escuro e não dava mais para filmar. Nesse momento, dois guardas nos abordaram e vieram na nossa direção pedindo para que saíssemos do local. Argumentei que não estávamos fazendo nada de mais. A partir daí começaram a ser arrogantes e agressivos _ afirma Velasquez, que é empresário no ramo de skate e representante da Federação Gaúcha de Skate na região.

Conforme a vítima, foram momentos de pânico até que o restante do grupo interveio.

_ Foi brutal. Fiquei apavorado. Quando ele me pegou pelo pescoço, não conseguia nem falar. Me deu soco na nuca, me jogou o skate. Foi horrível. Enquanto isso, o outro segurança não fez nada, ficou só olhando. Estou indignado. Ando de skate há 5 anos. Não estava fazendo nada de errado. Não estávamos usando drogas. Os skatistas hoje levam a sério o esporte. É uma profissão _ desabafou Jean Senne. 

A agressão só teria cessado, quando Velasquez comentou que Jean seria menor de idade:
_ Num ato de impulsividade, menti que o Jean era menor de idade e por isso o guarda se acalmou. Ligamos para a polícia e ele pediu para não ligássemos, e que ele resolveria ali mesmo a situação. Depois disso, o guarda começou a pedir desculpas e foi embora _ comentou Velasquez, que após o fato recebeu mensagens pelo Facebook de pessoas relatando casos semelhantes: 
_ Já aconteceu diversas vezes e, inclusive, o mesmo segurança teria batido em outras pessoas na UFSM. É um total despreparo. Não foi um caso isolado. Isso vem acontecendo e queremos que isso seja resolvido.

Conforme Eduino Simões, chefe do núcleo de vigilância da UFSM, o vigilante suspeito da agressão não é funcionário da UFSM. Ele é contratado de uma empresa terceirizada. O homem foi afastado das funções até que sejam concluídas as investigações da polícia.

_ Nada justifica uma agressão. Falei com o vigilante por telefone e ele me relatou que também teve ferimentos no rosto e que teria sido agredido _ afirma Simões.

Skatistas mudaram de local para a prática do esporte

Conforme Velasquez, a pista de skate do Centro Desportivo Municipal (CDM) virou ponto de venda e consumo de drogas. Em função da falta de segurança, eles teriam decidido trocar de local para a prática do esporte.

_ Normalmente andamos no CDM, onde tínhamos a liberação para andar. Mas devido ao abandono do local e a pouca fiscalização, decidimos não andar mais lá. Virou ponto de consumo e venda de drogas. Inclusive, diminuiu a quantidade de skatistas em função da violência. Muitas pessoas têm sido assaltadas na pista de caminhada do CDM _ disse o skatista.
Fonte: ZH Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário