quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vigilante reage à tentativa de assalto e é baleado no campus da UFRGS

Quadrilha com 5 homens roubou uma arma e um colete à prova de balas.
Homem de 24 anos foi encaminhado ao HPS e não corre riscos.

Um vigilante foi baleado na noite de sexta-feira (11) em uma tentativa de assalto no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Bairro Agronomia, em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, uma quadrilha formada por cinco homens invadiu o local e abordou uma dupla de vigilantes. Eles roubaram um colete à prova de balas e um revólver calibre 38.

Um dos seguranças reagiu e levou um tiro no peito. Como ele estava com colete à prova de balas, foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas não corre riscos. Ninguém foi preso.

Fonte: G1

MPF entra com ação para instalação de postos da PM na Universidade Federal de Uberlândia

O medida foi tomada devido o aumento da violência dentro da universidade

O aumento da violência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Triângulo Mineiro e o pedido da mãe de um aluno para que sejam tomadas medidas de segurança no local, levou o Ministério Público Federal (MPF) a ingressar uma ação civil pública para a criação de postos das Polícia Militar (PM) dentro do Campus universitário. Conforme o órgão, há ocorrências de uso e tráfico de drogas, além de constantes furtos e roubos. 

Na ação, o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, afirma que é necessário que a UFU permita o policiamento ostensivo, a qualquer hora do dia, no local. A medida seria para coibir e reprimir as práticas criminosas e garantir a integridade física das pessoas que frequentam a universidade. Também pediu que o Estado de Minas Gerais, que também é ré, disponibilize pessoal e estrutura necessárias para o cumprimento das ações. 

O EM.com.br entrou em contato com a UFU, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Conforme o MPF, a Universidade informou ao órgão que está adotando medidas para controlar as práticas ilícitas, como melhor orientação de seus vigias, realização de campanhas de segurança e a instalação de monitoramento por vídeo de vários locais. Para o procurador, as ações não são suficientes. “É evidente que tais providências nem de longe atendem à necessidade de segurança da comunidade acadêmica”, afirma. 

Na ação, o MPF pediu que a Justiça Federal obrigue a UFU a disponibilizar, no prazo de 30 dias, em cada um de seus campi, espaço destinado à instalação de um posto permanente da PM.

Fonte: Estado de MInas

Ao mestre com carinho (To sir with love)

Cena do filme "Ao mestre com carinho", de 1966, em que alunos fazem uma homenagem ao professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) cantando "To sir with love":


Esse vídeo é para os que atuam como parte integrante da área de educação e os seguranças das IFES fazem parte desse rol de profissionais, empenhados em propiciar segurança para toda comunidade acadêmica.

Para os que não assistiram ao filme, esperamos que se detenham um pouco ao vídeo acima e o apreciem.