sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Médico residente e técnico de enfermagem são agredidos por paciente no HC

Lamentável, mas infelizmente é uma situação bastante complicada e quem está no HC-UFU sabe que essa realidade é uma constante. Precisamos encontrar caminhos para mudar essa realidade e acredito que a equipe da Direção do HC-UFU está empenhada em promover ações que minimizem esse tipo de ocorrência.

Cindhi Belafonte Repórter
Fonte: Correio de Uberlândia

Um médico residente e um técnico de enfermagem foram agredidos por um paciente na noite de quinta-feira (12/09), enquanto trabalhavam no Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Os dois foram surpreendidos por um interno da psiquiatria, de 35 anos, que os acertou com uma barra de ferro, utilizada como suporte de soro. O suspeito da agressão estava em um quarto com outros pacientes do setor de traumatologia. Ao todo, são disponibilizados cinco leitos para pacientes psiquiátricos, mas, segundo funcionários, o Pronto Socorro estava com 18 internos da psiquiatria.
Suspeito da agressão estava em um quarto com outros pacientes do setor de traumatologia (Foto: Paulo Augusto)

O ortopedista residente Thiago Augusto Correa, de 29 anos, afirma que, embora essa tenha sido a primeira vez que sofreu agressão, o ambiente de trabalho é inseguro. “Os pacientes psiquiátricos ficam internados com outros doentes, e isso não nos dá segurança para trabalhar, porque a gente fica suscetível a agressões. Não foi a primeira vez aqui no pronto socorro”, disse. Correa, que é residente há um ano, está temporariamente afastado por causa da lesão no braço direito, mas deve voltar ao trabalho em breve, para concluir os dois anos restantes da residência. “Espero que a administração do hospital tome alguma providência para mudar essa situação e garantir mais segurança aos médicos, enfermeiros e pacientes”, afirmou.

O técnico em enfermagem Antônio Norberto da Silva, de 57 anos, teve traumatismo craniano e ferimento no braço. “Eu estava no corredor, de costas para o paciente. Ele bateu com o ferro na minha cabeça, senti como se fosse um estouro e tudo apagou. Só depois é que me disseram o que aconteceu”, disse. Para ele, o sentimento é de desamparo. “A culpa não é do paciente, mas é preciso que o hospital cuide para que os psiquiátricos não fiquem em locais com outros. É arriscado”, disse.

HC elabora fluxo de atendimento para pacientes

Em nota, a direção do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU-UFU) informou que esteve reunida com a equipe da psiquiatria durante a manhã de hoje para traçar estratégias de segurança para pacientes e funcionários. Segundo as informações da direção, o HC está elaborando fluxo de atendimento para pacientes psiquiátricos na cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Corpo de Bombeiros.

Sobre o número de pacientes internados, o HC afirma que o Pronto Socorro dispõe de cinco leitos para pacientes psiquiátricos, mas, por causa do aumento na procura, tem chegado a ter entre 18 e 23 pacientes internados, por dia. Ainda em nota, a direção afirma que possui 33 leitos no setor de psiquiatria, mas informa que eles estão todos ocupados.