quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Assalto a mão armada na Universidade Federal de Santa Catarina

Em um mês de aulas, a instituição teve três casos dentro do campus
Uma estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental foi assaltada por volta das 20h desta quarta-feira no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo a vítima, ela estaria caminhando com mais um colega próxima ao Restaurante Universitário (RU) quando sentiu alguém mexendo na própria mochila. Ela se virou, e viu um dos assaltantes com uma arma pedindo o celular e tudo que tivesse. Outro homem também o acompanhava, mas não estava armado.

É o terceiro caso registrado em um mês de aulas. O primeiro registro, no dia 26, ocorreu nas redondezas do Centro Sócioeconômico (CSE), quando um aluno foi abordado por três homens, sendo que um estava armado; ele teve todos os objetos pessoais roubados. O outro caso, no dia 27, aconteceu perto do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), quando duas pessoas de bicicleta assaltaram uma aluna. Quatro carros também foram arrombados na universidade desde janeiro deste ano.

Na página da universidade no Facebook, a aluna assaltada nesta quarta avisou aos colegas: "Gente, acabei de ser assaltada a mão armada na UFSC, atrás do ru. Tomem cuidado que está ficando cada vez mais tenso". Ela também disse que os assaltantes pediram dinheiro, mas ela só tinhas vales para comer no Restaurante Universitário.

A atual gestão da UFSC já anunciou uma série de atitudes para melhorar a segurança. A primeira é melhoria da iluminação, com o apoio da Celesc; depois, serão instaladas 400 câmeras e será discutido o cercamento do terreno do campus.
............
Terceiro caso:

Em menos de um mês de aulas, UFSC é marcada por dois assaltos à mão armada
Desde janeiro, 58 ocorrências são registrados pelo Departamento de Segurança da instituição
Por: Carolina Dantas

Na última semana, dois estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram assaltados à mão armada dentro do campus de Florianópolis, ambos depois do fim de tarde. O primeiro registro, no dia 26, ocorreu nas redondezas do Centro Sócioeconômico (CSE), quando um aluno foi abordado por três homens, sendo que um estava armado; ele teve todos os objetos pessoais roubados. O outro caso, no dia 27, aconteceu perto do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), quando duas pessoas de bicicleta assaltaram uma aluna. Quatro carros também foram arrombados na universidade desde janeiro deste ano.

A discussão sobre a segurança no campus é antiga. Um dos casos mais lembrados ocorreu em setembro de 2011, quando uma estudante de 23 anos foi atacada por um assaltante quando chegava à aula. A jovem acabou ferida no pescoço por um golpe de canivete. Histórias como essa estão sendo combatidas pela Segurança da universidade, que conta com um plantão diário de 40 a 50 agentes na Capital.

— Em 2012, tivemos épocas em que registramos uma ocorrência por dia. Mesmo que a gravidade seja baixa, queremos diminuir esses casos. Temos novos projetos junto à reitoria da UFSC — disse o diretor do Departamento de Segurança da UFSC, Leandro Luiz de Oliveira.

São 38 mil pessoas circulando diariamente pelo campus de Florianópolis, que ainda deve receber modificações para a melhoria da segurança durante a atual gestão da reitoria.
Entre os projetos em discussão estão o aumento do número de câmeras de segurança, uma possível parceria com a Celesc para a melhoria da iluminação no campus, a ampliação dos projetos de extensão com a comunidade e o retorno da comissão própria para discutir o uso abusivo de drogas.

— Há uma perspectiva de maior controle de acesso ao campus, sem deixar que a comunidade utilize um espaço que é público — confirma a reitora da UFSC, Roselane Neckel.

Nas zonas próximas à universidade, também há registro de violência. Na manhã desta quarta-feira, por volta das 11h, outro assalto ocorreu, mas dessa vez fora do terreno do Campus, no cruzamento da Rua Deputado Edu Vieira com a principal do Bairro Córrego Grande. Dois sujeitos renderam um trabalhador da Universidade que dirigia e estava parado em uma sinaleira. Os assaltantes levaram todos pertences que estavam no carro.

— Tudo o que ocorre por aqui (UFSC) é reflexo do que existe por perto — afirma o diretor do Departamento de Segurança da instituição. 

Segundo a reitoria, o policiamento ao redor do terreno da UFSC se intensificou nos últimos anos. Os assaltos ocorridos no primeiro mês de aulas estão sendo investigados.

.............
Atual gestão da UFSC:

UFSC faz projetos para mais iluminação, câmeras de monitoramento e cercamento do terreno para trazer mais segurança

Dois assaltos à mão armada em menos de um mês atividades - as aulas iniciaram no dia 18 de março - e quatro carros arrombados em 2013 são indícios do clima de insegurança que alertou a atual gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Três importantes atitudes estão em discussão na reitoria para trazer segurança às mais de 35 mil pessoas que circulam no campus de Florianópolis. A primeira é a verificação dos pontos mais escuros do terreno e a implantação de mais postes de iluminação. Também será realizado um investimento previsto em R$3 milhões para a compra de 400 câmeras de segurança. E por último, e não menos polêmico, um possível cercamento do espaço com entradas monitoradas pelo Departamento de Segurança.

O cercamento é um projeto, mas, segundo o pró-reitor de Administração da universidade, Antonio Carlos Montezuma Brito, o traçado de como será o monitoramento das entradas foi discutido no último dia 26 de março com a reitora Roselane Neckel, a pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Beatriz Augusto de Paiva, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, e o chefe de gabinete, Carlos Antonio Oliveira Vieira. A ideia é cercar o terreno do campus de Florianópolis sem perder o caráter público da instituição, com entradas observadas por câmeras e profissionais do Departamento de Segurança. Ele também propõe que tudo seja implantado até o fim deste ano.

— São drogas, assaltos, sequestros, festas e carros de som em altíssimo volume que garantem um gasto excessivo de um grupo de seguranças que não é armado — avaliou o pró-reitor de Administração da UFSC.

Segundo a reitoria da universidade, tudo deverá ser discutido em conjunto com a comunidade, professores, alunos e técnicos-administrativos. A ideia não é bloquear a passagem, mas "zelar pela universidade".

— Estamos construindo o projeto de cercamento, traçando o planejamento e vamos discutir amplamente, porque é um assunto complexo, nós sabemos disso — disse Montezuma.

:: Nova iluminação para os espaços

Em processo mais avançado, está a implantação de novos postes de luz. As zonas mais escuras e perigosas da universidade são: a parte próxima ao Bairro Serrinha do Centro Sócioeconômico; a área dos fundos do Colégio de Aplicação que liga a universidade ao Bairro Carvoeira; a piscina e as quadras abertas do Centro de Desportos; as vias do Centro Tecnológico que fazem margem à Rua Deputado Antônio Edu Vieira, do Bairro Pantanal; e os becos dentro dos prédios antigos do Centro de Filosofia e Matemática.

Na próxima segunda-feira, a administração da UFSC deve conversar com a Celesc para tentar uma parceria na implantação de novos postes de luz. Desde a terça-feira, alguns servidores estão em mutirão para revisar as lâmpadas que precisam ser trocadas. Alguns holofotes e projetores estão sendo colocados em direção a prédios com pouca claridade. Dado à gravidade das ocorrências, a universidade pensa "em ver uma alternativa viável e legal para agilizar o procedimento". De acordo com a administração da instituição, talvez evitar a licitação.

- Vamos até lá pedir um socorro - explicou Montezuma com relação à reunião informal que deve ter com presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

:: 3 milhões para câmeras

Um piloto com 51 câmeras de monitoramento está em execução do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para avaliar a efetividade dos equipamentos escolhidos. Dentro de mais ou menos um mês, será aberta a licitação para as empresas. A perspectiva é de que os 400 novos pontos vigiados custem R$ 3 milhões, com locais ainda não escolhidos pelo Departamento de Segurança.
.............
Fonte: Diario Catarinense