sábado, 13 de julho de 2013

Estudantes da UFSC criam página na web para relatar casos de violência

Estudantes do campus de Florianópolis usaram rede social para divulgação.
Segundo eles, casos de violência são registrados com frequência no local.

Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se uniram para tentar combater a criminalidade no principal campus da universidade, no Bairro Trindade, em Florianópolis. Em uma página criada em uma rede social, os estudantes relatam e dividem as ocorrências de violência e dão dicas de segurança.

Entre assaltos, arrombamentos e roubos de carros e até mesmo um caso de sequestro relâmpago, os estudantes dizem estar indignados com a atual situação de segurança no campus. Apenas no setor de segurança da universidade, 160 boletins de ocorrências já foram registrados. "Os seguranças estão para guardar o patrimônio da universidade, não estão sendo seguranças para os estudantes" relata a estudante Marília Stork.

A capa do perfil da página criada pelos estudantes traz a pergunta "Violência na UFSC: até quando?". Segundo os autores da página, a ideia é identificar, estudar e depois resolver os problemas ligados aos crimes que vem acontecendo no Campus, "além de pressionar os órgãos competentes para que tomem uma ação e dar dicar de como evitar situações traumáticas".

A PM é proibida de fazer policiamento dentro da sede da instituição, portanto a segurança é feita somente pelo departamento especializado da UFSC, que conta com 47 profissionais. No campus principal da UFSC circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 15 mil carros.

O chefe de segurança reconhece a falta de efetivo perante a alta circulação na sede, mas também afirma que o trabalho com táticas policiais e o uso de sistema de monitoramento, que conta com mais de mil câmeras, tem ajudado a manter a segurança do local. "Nós somos uma das únicas universidades do Brasil em que o Campus é aberto e não existe um controle de acesso" relata o chefe de segurança.

Cartilhas de segurança orientando e alertando sobre as ações criminosas que tem ocorrido na UFSC estão sendo distribuídas.

Mesmo contando com mais de 1.000 câmeras, assaltos são recorrentes no principal Campus da UFSC.

Do G1 SC
Enviado por: Mozarte - UFRGS