segunda-feira, 24 de junho de 2013

Universitária é esfaqueada dentro de campus em Fortaleza

Uma aluna do curso de Fonoaudiologia, da Universidade de Fortaleza (Unifor), foi esfaqueada, na manhã desta segunda-feira, 24, dentro do campus da universidade.

A universitária reagiu a uma tentativa de assalto, segundo testemunhas. O assaltante conseguiu fugir e a aluna recebeu os primeiros socorros no Centro de Saúde da Unifor.

A tentativa de assalto seguida da agressão à universitária aconteceu no Bloco D da Área de Saúde da Unifor. A universidade ainda não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Estadão Conteúdo / Por Lauriberto Braga
Enviado por: Moacyr - UFJF

Alunos da UFRRJ são detidos furtando experimentos

Nota da Coordenação de Produção Vegetal/UFRRJ

Desde que assumi a Coordenação de Produção, em março deste ano, temos tido problemas de roubo em nossas áreas, em especial no plantio de maracujá, localizado no Setor de Horticultura do Instituto de Agronomia. Nossa produção em geral visa a atender ao tripé que norteia a universidade – Ensino, Pesquisa e Extensão – e o produto final é destinado ao consumo dos estudantes no Restaurante Universitário, contribuindo para manter o preço da refeição à R$ 1,45 desde março de 2005. A produção é obtida em nosso campus, no CTUR e na Fazendinha Agroecológica – sendo esta última uma parceria da Rural, Embrapa e Pesagro.

Na Fazendinha, o problema de roubos tem sido contornado com a implantação de cercas elétricas, apesar da vigilância privada que atua naquele espaço. Internamente, a segurança de nossas áreas e prédios é feita pela Divisão de Guarda e Vigilância (DGV). Esta unidade ao longo do tempo vem sofrendo um esvaziamento, pois o Governo Federal não abre concursos para o preenchimento dos quadros ali existentes. Assim, a DGV, que já teve mais de 200 servidores, hoje conta com pouco mais de 50 para atender a uma universidade que dobrou em número de cursos e mais que triplicou em número de discentes ao longo dos últimos anos.

Apesar das limitações, a presença e ações empreendidas pela DGV têm inibido ocorrências negativas, as mesmas que frequentemente são noticiadas nas demais universidades do Rio de Janeiro. Como exemplo, foi a abordagem a dois discentes, realizada na madrugada do dia 19/6. Os referidos discentes tinham acabado de furtar seis caixas de maracujá e estavam colocando-nas na carroceria de uma caminhonete, caracterizando uma ação orquestrada com vistas à comercialização do produto. Ambos foram denunciados à Polícia Federal e sofrerão as sanções previstas em nosso código disciplinar.

Não é esse comportamento que a sociedade brasileira, que mantém a universidade pública e gratuita, espera dos estudantes que ela mantém na universidade. Ainda mais neste momento em que há uma mobilização na sociedade contra a corrupção, roubos e maus feitos.

Apesar deste cenário lamentável, parabenizamos a DGV/UFRRJ, em nome do seu diretor, vigilante Renan Canuto, por mais esta ação efetiva, que visa a preservar o Bem Público.

Aldo Lopes
Assessor Especial da Reitoria 
Coordenador de Produção Vegetal/ UFRRJ