sábado, 8 de junho de 2013

Falta de segurança preocupa estudantes de universidades públicas

Em 2011, durante uma tentativa de assalto, um estudante foi morto no estacionamento da Universidade de São Paulo.

A violência continua preocupando os moradores de São Paulo. Estudantes reclamam da violência em universidades públicas. Na USP, a falta de iluminação agrava o medo que os estudantes têm de assaltos.

A solução para o problema é simples: melhorar a iluminação. A reitoria da USP promete resolver o problema até o começo de 2014. Para quem estuda lá, é uma resposta que vem tarde, depois da morte de um estudante. A USP não é a única universidade do país a ser ameaçada pelo problema da violência.

Um campus na escuridão. Na USP, falta iluminação nas ruas e calçadas. “Dá muito medo porque uma vez que a gente não sabe quem está na próxima esquina, quem está atrás das arvores. Então para nós que ficamos até um pouco mais tarde na faculdade é muito perigoso”, afirma o estudante Lucas de Oliveira.

Os estacionamentos são mal iluminados. Um deles fica ao lado de uma área de mata. Tudo isso favorece a ação dos ladrões. Muitas vezes, o ataque ocorre quando a pessoa vem pegar o carro para poder ir embora.

“Geralmente eu estou de carro e fico com medo, olhando para todos os lados para entrar no carro e para sair”, conta a administradora Nilta Miglioli.

“Fico apreensiva. Passo correndo, já fecho os vidros. É complicado. Sem iluminação é terrível”, comenta a auxiliar administrativa Maria Salles.

Em 2011, durante uma tentativa de assalto, um estudante foi morto no estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

O reitor disse nesta quarta (5) que serão investidos R$ 40 milhões em um novo sistema de iluminação no campus. Ao todo, sete mil lâmpadas deverão ser instaladas.

“O campus foi colocado na prancheta, foram estudados os locais onde as pessoas passam mais, os locais mais perigosos. Nós sabemos que luz é segurança”, explica João Grandino Rodas.

A falta de segurança também atinge outras universidades. No Rio de Janeiro, a UFRJ diz que no campus do Fundão, em 2012, foram praticados 52 furtos, 20 roubos e nove sequestros-relâmpagos. Em janeiro e fevereiro de 2013, já foram 28 furtos e cinco roubos.

Em Minas Gerais, câmeras de segurança registraram quando bandidos armados entraram no prédio da engenharia da UFMG e fizeram 14 reféns - entre alunos, professores e funcionários. Os ladrões roubaram caixas eletrônicos e levaram as notas em uma mochila e em uma mala.

A Universidade Federal de Minas Gerais informou que está implantando há três anos um plano diretor de segurança que prevê aumento para 200 no número de câmeras de vigilância e instalação de sensor nas portarias.

A federal do Rio informou que está adquirindo 99 câmeras de segurança.

Edição do dia 06/06/2013
06/06/2013 08h45

Juiz da cidade de Pelotas solta assaltante confesso que agia contra universitários

Assaltante que agia no entorno da UFPel tem prisão preventiva indeferida.

Na quarta-feira (5), um homem confessou à Polícia Civil ter praticado aproximadamente 20 assaltos no último mês, todos nas proximidades do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na região do Porto.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), Guilherme Caldeiripe, o pedido de prisão foi indeferido pelo juiz responsável pelo caso na manhã desta quinta. Conforme o delegado, o juiz alegou que a liberdade do suspeito não atrapalharia o inquérito.

O suspeito J.B.L. contou na delegacia que é usuário de drogas há três meses e há menos de um mês começou a roubar para sustentar o vício. Durante o depoimento, o homem, que declarou ser pedreiro, apresentava sinais de uso de crack. Ele informou que assaltava na maioria homens, preferencialmente sozinhos.

Denúncia
Caldeiripe afirmou que o trabalho da polícia agora é para identificar as demais vítimas, conforme o perfil informado por J.B.L. Segundo o delegado, as vítimas de assaltos na região nos últimos dias podem procurar a Defrec para realizar o reconhecimento. A Defrec fica na rua Major Cícero, 566. O telefone é 3225-6478.

Rede Social
Desde a quarta, uma postagem com fotos retiradas do perfil de J.B.L. está sendo amplamente compartilhada na rede social Facebook. Poucos minutos após ser liberado da delegacia, o acusado também se manifestou, afirmando que pretende conversar com cada pessoa que compartilhou a imagem, fazendo ameaças.

O delegado Caldeiripe afirmou que a Defrec já está ciente do caso e pretende pedir novamente a prisão preventiva de J.B.L.

Fonte: Olha só aqui.com
Enviado por: Marcelo Vargas

Debate sobre segurança nos campi da Universidade Federal de Uberlândia

No dia 7 de junho a UFU vai realizar o seminário "Campanha de Segurança nos Campi da Universidade Federal de Uberlândia". O evento acontecerá das 19h às 22h30, no Anfiteatro E (subsolo) do Bloco 5O, no Campus Santa Mônica, e é aberto ao público.

Haverá uma mesa-redonda composta pelo membro do Grupo de Trabalho Segurança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mozarte Simões da Costa Júnior, pelo coordenador-geral dos Centros de Referência em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, João Alves de Souza Júnior, pela estudante e coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFU), Andressa Brito de Oliveira, pelo Ten. Coronel Eliel Alves, pelo Delegado da Polícia Federal de Uberlândia Dr. Ricardo Tavares, pelo coordenador de segurança da UFU, Sr. João Delfino Diniz, pelo coordenador do SINTET-UFU, Sr. Sérgio S. Neves e pelo Presidente da ADUFU-SS, Prof. Dr. Aurelino.

O debate foi organizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DIRES) da Pró-Reitoria de Extensão, em conjunto com a Diretoria de Logística da Prefeitura Universitária e o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFU).

O evento será uma oportunidade para que toda a comunidade universitária debata sobre a segurança nos Campi e participe da elaboração de um plano de ação para aprimorar esse quesito.
Fonte: ANDIFES

Segurança nos campi da Universidade Federal de Uberlândia é tema de seminário

Discutir as medidas que podem evitar a violência nos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é o principal objetivo do seminário que acontece hoje no campus Santa Mônica. O evento é aberto ao público e contará com a presença de especialistas de outros estados.
Objetivo do seminário é tratar da prevenção á violência nos campi das universidades
Segundo o diretor de logística da prefeitura universitária da UFU, Wesley Marques, as ocorrências registradas pela Divisão de Vigilância da universidade têm aumentado e é preciso trabalhar na prevenção de crimes mais graves, como estupros e assassinatos, que já aconteceram em outras instituições públicas do país. “Nós não registramos esses tipos de ocorrências na UFU, mas precisamos conscientizar a comunidade acadêmica de que é necessário estar mais atenta”, disse.

Ainda de acordo com Marques, é comum que estudantes e funcionários da UFU esqueçam carros e portas de salas e laboratórios abertos, o que facilita a ação de criminosos. De janeiro a maio deste ano, por exemplo, sete carros foram furtados nos campi da UFU em Uberlândia.

Além do seminário desta noite, outras iniciativas para melhorar a segurança nos campi estão em andamento. A UFU elaborou e distribuiu uma cartilha com orientações para a comunidade acadêmica e está trabalhando em um projeto de ampliação do sistema de videomonitoramento.
Mais de 250 vigilantes fazem a segurança dos campi da UFU em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Para coibir assaltos no entorno dos campi, a instituição ainda conta com o auxílio da Polícia Militar (PM).

Concurso público é uma das saídas

Dentre os convidados que vão participar do seminário “Segurança nos Campi da UFU”, que acontece hoje no campus Santa Mônica, está o membro do Grupo de Trabalho Segurança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mozarte Simões da Costa Júnior.

Costa afirmou que um dos principais meios para combater a violência é o uso de pessoal concursado. Na UFU, dos 250 vigilantes, 50 são concursados e os demais terceirizados.

Serviço

Seminário “Segurança nos campi da UFU acontece dia 07/06/2013, das 19h às 22h30, no anfiteatro E (subsolo) do bloco 5 O, campus Santa Mônica.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia
Por: Layla Tavares Repórter