terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sem-teto que ocupam área da UFU têm 15 dias para definir plano para deixar local

Reunião a PM e representantes do sem-teto para discussão do plano de reintegração de posse
A Polícia Militar (PM) concedeu o prazo de 15 dias para que os sem-teto que ocupam uma área da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), às margens da BR-050, informem quais as demandas necessárias do grupo para desocupação do local invadido.

A informação foi passada nesta terça-feira (26) aos ocupantes da área durante uma reunião sobre o plano de reintegração de posse que a PM elabora em cumprimento da decisão da Justiça Federal de Uberlândia, de outubro do ano 2012.

De acordo com o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Eliel Alves Junior, não existe um prazo definido para que a desocupação aconteça. “Vai depender das demandas que nos forem passadas por eles. Nosso papel nesse momento não é discutir o mérito, mas procurarmos uma solução pacífica para o cumprimento da ordem judicial”, afirmou.

Uma nova reunião ainda será marcada para ajustar o cronograma da ação da polícia, mas também depende do retorno do Movimento Sem-Teto do Brasil (MSTB).

Cerca de 10 mil pessoas do movimento ocupam desde janeiro do ano passado a área de quase 66 hectares que integra a Fazenda do Glória, pertencente à UFU, ao lado da rodovia BR-050, na saída para Uberaba. Na opinião de um dos líderes do movimento, Wellington Marcelino Romano, a reunião não deixa muitas perspectivas para as cerca de 2,2 mil famílias que hoje vivem no local, e que até construíram casas. “As famílias que estão lá não têm para onde ir. Nossa necessidade real é de moradia”, disse.

UFU

De acordo com o vice-reitor da UFU, Eduardo Nunes, uma negociação ainda não está descartada. Entretanto, existe uma informação a ser confirmada, pelo Ministério das Cidades, de que só é possível a liberação de recursos para a universidade em troca de cessão das terras acampadas se elas estiverem desocupadas. Dessa forma, segundo o vice-reitor, a universidade está impedida de pedir a suspensão da reintegração de posse. “Neste momento, o Ministério das Cidades precisar sinalizar uma alternativa para a solução desse problema”, afirmou.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Bandidos roubam caixa eletrônico do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia em Ituiutaba

Sete bandidos, altamente armados, invadiram nesta madrugada, aproximadamente à 01:30 da manhã, o Campus da Universidade Federal de Uberlândia em Ituiutaba (Campus Pontal), renderam os vigilantes, explodiram o caixa eletrônico e levaram dinheiro, armas e coletes, além de agredirem fisicamente um dos vigilantes.