quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Seminário sobre Segurança nas Ipes abre debates na UFPA


É com o objetivo de discutir de forma unificada as questões relacionadas à segurança nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que a Universidade Federal do Pará está realizando, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, o XXI Seminário Nacional de Segurança das IPES. A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira, 26, às 9h30, no Centro de Evento Benedito Nunes, e contou com a presença de vigilantes de todo o Brasil.
Com o tema “A segurança só para alguns é, de fato, a insegurança para todos”, frase de Nelson Mandela, o Seminário teve em sua abertura uma mesa composta pelo professor Edson Ortiz, pró-reitor de Administração, representando o reitor Carlos Maneschy; pelo professor João Cauby, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal; pelo professor Fernando Arthur Neves, pró-reitor de Extensão; por Rosimê Conceição, diretora geral da Associação de Docentes da UFPA; por Alemar Dias Rodrigues Júnior, prefeito do Campus da UFPA; por Jorge Luiz Sampaio, coordenador nacional do Seminário; e por Paulo Sette Câmara Filho, diretor de Segurança da UFPA.
Além dos representantes da UFPA, estavam presentes o capitão Mário André Lima, comandante da Terceira Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar; Jorge Lucas Neves, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE); e Raimundo Uchôa, Presidente da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em IPES do Brasil (Fasubra).
Segurança – A segurança do campus é um assunto de interesse de toda a comunidade acadêmica, seja de servidores técnico-administrativos e docentes, seja de discentes. Este fato foi bastante ressaltado na mesa de abertura, juntamente com a importância do trabalho dos vigilantes. “A segurança é um bem coletivo, apropriado por toda a sociedade. E é aí que está a importância de vocês, seguranças, como servidores públicos, que fazem prestação de serviços para a sociedade. A segurança deve ser vista como um direito humano das pessoas”, afirmou o pró-reitor João Cauby.
Já o pró-reitor Edson Ortiz contou, durante o seu pronunciamento, que a UFPA “tem buscado todas as soluções e alternativas, dentro da sua atual situação orçamentária, para minimizar problemas de segurança, seja capacitando os servidores, seja comprando equipamentos eletrônicos para que eles possam desempenhar dignamente as suas funções”.
Importância - Para o coordenador do evento, Jorge Sampaio, o Seminário possui um significado especial, ao oportunizar o debate dos assuntos relacionados à segurança com a comunidade. “Nestes seis dias, em que estaremos debatendo assuntos de alta relevância para as universidades, buscaremos as melhores soluções para avançarmos no sentido de ajudar as instituições públicas de ensino superior e a Fasubra, no que concerne ao Projeto Nacional de Segurança para as IPES”.
Programação – O Seminário prossegue até o dia 1º de dezembro. Durante o evento, ocorrerão palestras, painéis e reuniões. Entre a programação, estarão presentes palestras sobre segurança eletrônica, gerenciamento de crise, direitos humanos e segurança nas IPES, entre outras.
Para ver toda a programação, clique aqui.
Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes