quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Alunos são assaltados dentro de universidade


Pelotas, quinta-feira, 30 de agosto de 2012, 13h47min
Por: Cíntia Piegas
Fonte: Diário Popular

Dois estudantes do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (CEng/UFPel) foram assaltados dentro da sala do Grupo Pet Engenharia Agrícola no final da tarde de terça-feira (28). Depois de levarem os pertences, o ladrão trancou as vítimas na peça. A direção do curso já adotou medidas de segurança. 

Segundo informações de um integrante do Grupo Pet, o fato ocorreu por volta das 18h15min quando apenas dois estudantes estavam na sala. Um homem que estava na portaria, aproveitando a deixa de um aluno do CEng, que citou o nome do professor, solicitou à atendente para falar e este, ao mesmo tempo, pediu para usar o banheiro que fica aos fundos do corredor, ao lado da sala Pet. Lá chegando perguntou aos alunos sobre o tal professor e, com a negativa, retornou ao corredor percebendo que as demais salas estavam fechadas. “Foi quando ele entrou, fechou a porta e anunciou o assalto”, conta o colega das vítimas. 

Com as mãos para dentro do moletom, simulando apontar uma arma, o assaltante pegou os três aparelhos celulares e um tablet. Não satisfeito, ao sair da peça, trancou a porta por fora com um cadeado. Com uma linha telefônica interna, as vítimas conseguiram acionar a portaria que, de posse da chave, libertou os estudantes. “Ao mesmo tempo, eles (colegas) me acionaram pelo Facebook, pedindo para chamar a Brigada Militar (BM)”, conta. A Direção do Curso e a polícia estiveram no local e o caso foi registrado. 

Medidas
Segundo informações repassadas por uma representante da secretaria do CEng, medidas emergenciais como a identificação da pessoa que solicita falar com alguém do curso e a que deseja ingressar no prédio, além da proibição do empréstimo do banheiro, já foram tomadas. Segundo a representante, serão solicitados à pró-Reitoria de Infraestrutura da UFPel, um guarda armado e a instalação de um sistema de videomonitoramento.

Estudantes ocupam reitoria da Universidade Federal de Uberlândia

30/08/2012 9:43

Estudantes ocupam reitoria da Universidade Federal de Uberlândia

Cerca de 40 estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ocupam, desde as 12h de quarta-feira (29), a reitoria no campus Santa Mônica. O objetivo do movimento, segundo a estudante e membro da comissão de Comunicação do Comando Local de Greve Estudantil Raissa Dandes, é pressionar a reitoria para que uma pauta de reivindicações seja atendida. Os universitários deflagraram greve estudantil no dia 25 de maio, após uma assembleia com a participação de cerca de 600 estudantes.
De acordo com Raissa Dantas, os universitários só vão desocupar a reitoria depois que um mínimo de reivindicações da pauta seja atendida. “A ocupação não tem prazo pré-determinado para terminar. Queremos que a reitoria reabra a negociação conosco e apresente propostas mais concretas”, disse.
Entre as reivindicações dos estudantes estão a criação do transporte inter-campi gratuito, abertura do Restaurante Universitário (RU) nos fins de semana e ampliação do horário de funcionamento, suspensão da cobrança de qualquer taxa administrativa, Redução do preço das refeições nos RUs, ampliação do espaço físico e do acervo das bibliotecas, com participação discente na escolha dos livros, funcionamento 24h das bibliotecas, reestruturação dos Centros de Convivência dos campi Umuarama e Santa Mônica, entre outras.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia