segunda-feira, 14 de maio de 2012

Manifestantes do movimento do Sem-Teto da Bahia protesta na reitoria da Uefs e entra em choque com vigilantes

Segundo informações da assessoria da universidade, cerca de 35 sem-teto montaram uma barraca, como protesto, na reitoria por volta das 9 horas da manhã

Da Redação

O Movimento do Sem Teto da Bahia (MSTB) fez um protesto na manhã desta segunda-feira (14) na reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) acusando vigilantes da instituição de agredir um estudante e membro do movimento.

Segundo informações da assessoria da universidade, cerca de 35 sem-teto montaram uma barraca, como protesto, na reitoria por volta das 9 horas da manhã. Pela tarde, os manifestantes tiveram uma reunião com o reitor José Carlos Barreto. Este informou que vai apurar os fatos para tomar as medidas cabíveis perante a empresa terceirizada de vigilantes e estudar o motivo da saída do estudante com um bem público.

A agressão teria acontecido na última sexta-feira (11). O estudante da pós graduação em desenho teria tentado sair da instituição com uma panela do restaurante universitário. Os vigilantes impediram a passagem do estudante.

O jovem prestou queixa na 2ª Delegacia Territorial (DT/Feira de Santana) e foi submetido a exames de corpo delito. Os funcionários da universidade negam a agressão.

Os integrantes do movimento deixaram a reitoria por volta das 18 horas. Eles possuem um acampamento localizado às margens na BR-116 Norte.

Fonte: Correio 24 horas

Após greve, vigilantes do Hospital de Clínicas da USP, voltam ao trabalho em Ribeirão Preto, SP

Trabalhadores reclamam de atraso no pagamento de salários e benefícios. O Sindicato diz que existe a possibilidade de uma nova paralisação.
Carolina Visotcky
Do G1 Ribeirão e Franca

Os 80 vigilantes que atuam nas unidades do Hospital da Clínicas contratados pela empresa terceirizada Capital voltaram ao trabalho, nesta segunda-feira (14), em Ribeirão Preto (SP).

Segundo o presidente do sindicato na região, Antônio Guerreiro Filho, os salários atrasados foram pagos para a maioria dos funcionários,mas ainda existem pendências em relação aos benefícios. “Prometeram o acerto do ticket-refeição durante a semana, se não fizerem existe a possibilidade de uma nova paralisação”, afirmou.

Na sexta-feira (11), os funcionários estiveram na sede do sindicato, nos Campos Elíseos, para protestar contra atrasos no pagamento de salários e benefícios como cesta básica , ticket refeição e atualização nos valores do FGTS.

Outro lado

Representantes da empresa estiveram no sindicato para conversar com os vigilantes e pediram desculpa pelos atrasos e afirmaram que tentarão resolver a situação em parceria com o HC, na sexta-feira (11). Na ocasião eles não aceitaram falar com a reportagem e desde então o G1 tenta falar com a empresa, que não atende os telefonemas.

Por telefone, o HC informou que não tem nenhuma responsabilidade pela greve.

Outras greves

Na região de Campinas, todas as agências da Caixa Econômica Federal estão fechadas por conta da paralisação de vigilantes contratados pela mesma empresa que presta serviços em Ribeirão Preto, desde quarta-feira (9).

Entre as reivindicações dos funcionários estão a falta de depósito do fundo de garantia, o atraso salarial e o não recebimento de benefícios.