segunda-feira, 16 de abril de 2012

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM OS VIGILANTES PRESENTES AO XXI CONGRESSO DA FASUBRA


A reunião contou com a participação de aproximadamente 54 vigilantes.

Os pontos de discussão foram essencialmente dois:
1. Data para o próximo seminário nacional de segurança que será realizado em Belém – PA.
2. Defesa das propostas apresentadas pelos vigilantes, dentro do coletivo Tribo, que deverão ser lidas durante o plano de lutas.

Lima do Pará, começou a reunião falando sobre a organização do próximo seminário nacional de segurança que será realizado no Pará. Segundo ele a data que encontraram para realizar o seminário será novembro, a princípio dia 26 de novembro de 2012. Segundo ele o projeto do seminário foi aprovado em uma assembléia geral dos vigilantes e posteriormente também foi aprovado pelo reitor da UFPA que solicitou urgência nos encaminhamentos que deverão ser tomados pela universidade. Agora precisa que seja realizada uma reunião urgente com os demais coordenadores do seminário para definir pontos importantes como temário, que não competem apenas aos vigilantes da UFPA. No projeto do seminário, até o momento, estão trabalhando com um número aproximado de 400 participantes. Também não é possível alojar na universidade, as coordenações terão que ser feitas em hotéis da cidade, para tanto, estão fazendo diversas pesquisas para conseguir acomodações com valores mais acessíveis, até o momento a média dos valores tem ficado em torno de R$40,00. No momento ainda não chegou-se ao valor da inscrição, mas já estão trabalhando nisso. Também é praticamente garantido que será fornecido transporte dos hotéis para a universidade.

Perguntas:

Foi feito contato com a  FASUBRA ?
A data do seminário já está fechada ou ainda vai ser discutido com a FASUBRA?
A possibilidade de a fasubra dar ajuda de custo para que os coordenadores do seminário se desloquem para participar das reuniões dos coordenadores?
Quando ocorrerá a reunião dos coordenadores regionais e nacionais?

Respostas:

Graça nos respondeu que até o momento ainda não houve contato com a federação. Lima nos disse que por enquanto todos os gastos devem ficar por conta da entidade sindical do Pará e da UFPA e que a data do seminário é essa sim, pelo menos a que foi possível de ser trabalhada junto a administração da UFPA e que se houver alteração de data, possivelmente o seminário ficará para o próximo ano.

Luizão nos informou que a data não pode estar fechada, pois têm que apresentar a proposta à Federação e a nova DN, para ser discutido e então aprovado, mas não acredita que haverão problemas. De modo que sugeriu que esta primeira reunião dos coordenadores, para decidirem sobre data e temário, aconteça em Brasília, mais precisamente na segunda semana de maio, posteriormente, em outro momento, se fará uma nova reunião na base que irá sediar o seminário, onde os coordenadores poderão conhecer de perto a infra estrutura que será disponibilizada. Sugestão que após um rápido debate, foi aprovada.

Houve, ainda, sugestão de que os convites sejam enviados para os delegados o mais rápido possível, para que possam agilizar com antecedência o custeio junto a suas administrações e entidades. Foi dito também que o seminário deve ocorrer dentro da instituição, privilegiando os trabalhadores que lá estão. Ainda, quem custeia os coordenadores do seminário é a entidade a qual eles pertencem, sendo que à Federação cabe ajuda de custos durante o seminário, como confecção de cartazes, envio de convites e custeio de diárias e passagens dos palestrantes.

Informes:
Edmilson, de Uberlândia, segundo ele, o Reitor da UFU solicitou que o projeto do seminário seja apresentado a reitoria o mais rápidamente possível, pois haverá eleição para reitor na universidade no fim ano e, logo após o meio do ano, será praticamente impossível disponibilizar a verba necessária. Eduardo, da UFMS, informou que o reitor da UFMS solicitou ao MEC 35 vagas para contratação urgente de vigilantes. Noemi informou que o CONSUNI da UFRJ aprovou a solicitação de abertura de concurso público para vigilantes, além de aquisição de coletes e porte de arma institucional (leiam sobre isso no blog do GT Segurança da Fasubra). Por fim, Mozarte e Wesley informaram que no dia seguinte, na sexta-feira, seria distribuída uma tese dos vigilantes da Tribo, voltada especificamente para segurança nas universidades, e solicitaram o apoio dos vigilantes presentes e de suas bases, para que essas propostas possam ser aprovadas.

Poços de Caldas, 12 de abril de 2012

Atraso em licitação causa demissão de vigilantes da USP em Piracicaba

Funcionários reclamam e dizem que a empresa não fez pagamento correto.
"Está tudo dentro da lei", disse representante da Albatroz nesta segunda.

O atraso na licitação para a escolha da empresa que vai cuidar da segurança da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), causou a demissão de 210 vigilantes que trabalhavam no local na manhã desta segunda-feira (16). O contrato da universidade com a empresa Albatroz, que realizava o serviço desde outubro de 2011 em caráter emergencial, devido à saída da empresa Vise, terminou no dia 28 de março.

"Nós estamos fazendo tudo corretamente e dentro da lei. Estou com os documentos que comprovam tudo o que precisa ser pago", disse um funcionário da Albatroz que se identificou ao G1 Piracicaba e Região apenas como Carvalho. "O que acontece é que sempre há reclamação", completou Carvalho.

Pelo menos 100 vigilantes reuniram-se com representantes da empresa nesta segunda, de manhã, para assinarem as demissões. "Não pagaram nada direito. As férias trabalhadas não foram pagas e eles não disseram se vão pagar. Eles também deram um mês de aviso prévio, mas hoje disseram que eu estou como trabalhador ativo da empresa. Enfim, está uma bagunça", disse o vigilante José Gonçalves.

O vigilante Alan Júnior Lopes dos Santos também reclamou da situação e diz que tudo terá que ser resolvido na Justiça. "Se nós acharmos que há algo errado, no caso do pagamento, nós vamos pra Justiça", disse Santos. "Eu cheguei aqui 7h e até às 11h não resolvi nada. Estou aqui parado e eles não vão pagar nada corretamente", acredita o vigilante Leandro Aparecido, de 29 anos.

"Nós alertamos os vigilantes para não assinarem os papéis sem ler os documentos. Eu acho que não estão pagando corretamente essas pessoas. Eles têm que pagar férias, 13º salário e outros direitos trabalhistas. Eles precisam pagar tudo isso", comentou o diretor financeiro do Sindicato dos Vigilantes de Piracicaba e Região, Edilson da Silva Oliveira, durante homologação realizada no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.

Fonte: G1

Em protesto, alunos da Uefs fecham acessos à universidade

Os alunos protestam contra a má qualidade da comida, a falta de condições de higiene do restaurante e pedem também a ampliação do refeitório.

Da Redação

Os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (16) pedindo melhorias para o restaurante da instituição. Os protestos acontecem desde a quarta-feira e hoje (16/04/2012) cerca de 100 estudantes bloquearam todos os acessos à universidade.

Os alunos protestam contra a má qualidade da comida, a falta de condições de higiene do restaurante e pedem também a ampliação do refeitório, além da extensão da gratuidade para todo os estudantes.

Em nota, a Reitoria da universidade diz que “a Administração tem agido no sentido de adequar o serviço, através de ações como a readequação do cardápio, pequenas reformas de adaptação do prédio, elaboração de projeto de ampliação do espaço físico, estabelecimento de comissão de acompanhamento permanente, e aumento da cota diária de refeições subsidiadas a R$ 1”. 

Quanto à bolsa alimentação, a Reitoria relata que a reivindicação não é plausível, pois “todos os ‘excedentes’ demandantes que se inscreveram no processo de avaliação e atenderam aos critérios sócio-econômicos de seleção, foram contemplados”. 

Na nota, a Reitoria da Uefs declara ainda que está em andamento o processo para abertura de processo licitatório do restaurante.

Fonte: Correio 24 horas