segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ufrgs exige que seguranças sejam treinados para atuar no Hospital Veterinário

Depois que um cão da raça pitbull foi morto com um tiro por um vigilante no Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV), a direção da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Diretório Acadêmico do curso se reuniram com a Coordenadoria de Segurança do Campus para exigir medidas de prevenção.

Entre os pedidos, um pode preocupar as empresas de segurança. Os vigilantes que deverão atuar no local, necessariamente vão precisar ter treinamento com cães, afim de evitar um possível confronto. O sindicato da categoria informou que não existe exigência legal para esse tipo de capacitação. Outra proposta é que os vigias que eventualmente substituam os colegas que trabalham na unidade, já tenham tido contato com os animais do hospital, segundo o diretor da Faculdade, Vladimir do Nascimento.

Por outro lado, a Ufrgs também vai abrir uma sindicância para averiguar os fatos, já que os depoimentos da dona da pitbull e do vigilante são divergentes, segundo Nascimento. “Nós lamentamos o que aconteceu e nos colocamos à disposição. A informação que temos é de que o vigilante era substituto”, salientou Nascimento. Ele destacou também que as imagens das câmeras de segurança do local já foram requisitadas e a faculdade está analisando, junto com a Procuradoria da Ufrgs, a abertura de uma sindicância para investigar o ocorrido.


O caso:
Na última sexta-feira, a cadela Artemis foi baleada na cabeça quando um segurança que substituía um colega que estava de folga, supostamente se sentiu ameaçado, pois o cão latiu para ele no pátio da instituição.

Estudantes de veterinária da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) realizaram um protesto nesta segunda-feira (9), após a morte da cadela, dentro do pátio da faculdade em Porto Alegre (RS), na sexta-feira (6). 

O caso está sendo investigado pela polícia e pela universidade. Um segurança terceirizado disparou um tiro na cabeça do animal porque teria se assustado com o latido dele para outro cachorro, segundo depoimentos de testemunhas. 

A cadela, chamada Artêmis, chegou a ser levada para o hospital e morreu enquanto passava por uma cirurgia. Ela pertencia a uma estudante do nono semestre de veterinária, Mariana Simões dos Santos. Ela disse que acredita que a cachorra tenha sido assassinada pelo segurança e que o animal era dócil e que não atacava ninguém. 

A pitbull tinha dois anos. Segundo a dona, ela não tinha o movimento de uma das patas depois de ter sofrido um atropelamento quando tinha dois meses e foi abandonada. Ela já passou por diversas cirurgias e fazia fisioterapia.

A morte da cadela é investigada pela Polícia Civil. Caso seja comprovado que ela não avançou no segurança, ele poderá ser indiciado.

Fonte: Correio do Povo

Bailarinos e vigilantes do Centro Universitário UNIARAXÁ, em Araxá, MG, são feitos reféns

Assaltantes invadiram o Centro Universitário do Planalto neste domingo (8). Eles não levaram nada, mas danificaram câmeras, portas e vidros do local.

Três assaltantes invadiram o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), no Alto Paranaíba, neste domingo (8 de abril). De acordo com a Polícia Militar (PM), os homens armados chegaram à escola e renderam os três vigilantes da instituição. Eles tentaram arrombar dois caixas eletrônicos e danificaram as câmeras de segurança do circuito interno, portas e vidros do local.

A direção da escola informou que os bailarinos de uma companhia de dança que chegavam para ensaiar também foram feitos reféns. Ainda segundo a direção, como outros dançarinos estavam para chegar, os assaltantes não tiveram tempo para arrombar os caixas eletrônicos. Na fuga, as ferramentas foram deixadas no local e a PM ainda não localizou os suspeitos.

Fonte: G1.com