segunda-feira, 2 de abril de 2012

Portal do IG.com divulga as principais tragédias recentes que aconteceram em escolas e universidades de todo o mundo


Um ataque a tiros contra alunos e funcionários da Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, provocou comoção no Brasil nesta quinta-feira. O atirador, identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, deu um tiro na cabeça após ser atingido pela polícia.
Veja os principais ataques em escolas e universidades nos últimos 15 anos:
Rio de Janeiro, Brasil
Data: 07/04/2011
Vítimas: 11
Um ex-aluno armado invade uma escola municipal na zona oeste do Rio de Janeiro, matando ao menos 11 pessoas e ferindo outras 18. O atirador teria se suicidado quando a polícia chegou ao local.

Fujian, China
Data: 23/03/2010
Vítimas: 8
O médico Zheng Minsheng, 41 anos, mata a facadas oito crianças e fere outros cinco alunos de uma escola primária. Ele é preso após ser contido por pedestres e seguranças da escola. Segundo autoridades chinesas, Zheng sofre de transtornos psiquiátricos.

Alabama, Estados Unidos
Data: 12/02/2010
Vítimas: 3
Uma professora mata três colegas do corpo docente da faculdade de biologia de Huntsville após saber que não seria efetivada no emprego. Depois, ela é presa.

Winnenden, Alemanha
Data: 11/03/2009
Vítimas: 15
Tim Kretschmer, 17 anos, invade a escola de Albertville, onde estudava. Com uma arma roubada do pai, mata nove alunos, três professores e outras três pessoas, antes de se suicidar. Após o ocorrido, as leis de porte de armas se tornaram mais duras na Alemanha.

Kauhajoki, Finlândia
Data: 23/09/2008
Vítimas: 10
Vestido de preto e usando óculos de esqui, Matti Juhani Saari entra armado na Escola de Hotelaria de Kauhajoki e mata nove alunos e um professor. A seguir, ele atira em si mesmo e morre mais tarde no hospital. Uma semana antes, ele havia sido interrogado pela polícia, depois de ter colocado um vídeo na internet em que aparecia disparando um revólver. Ele tinha 22 anos e estudava para ser chef de cozinha.

Chicago, Estados Unidos
Data: 14/02/2008
Vítimas: 5
Stephen Kazmierczak, de 27 anos, abre fogo em uma sala de aula lotada na Northern Illinois University, matando cinco alunos, deixando outros 15 feridos e se suicidando em seguida. Ele estava armado com três revólveres e uma espingarda, e os escondeu em um estojo de guitarra.

Baton Rouge (Louisiana), Estados Unidos
Data: 08/02/2008
Vítimas: 2
Uma estudante de enfermagem de 23 anos, identificada depois como Latina Williams, mata dois colegas no Louisiana Technical College e depois se suicida.

Tuusula, Finlândia
Data: 07/11/2007
Vítimas: 8
Pekka-Eric Auvinen, de 18 anos, mata sete colegas e um professor na escola secundária de Jokela, e em seguida se suicida. Antes do massacre, ele deixa um vídeo no site YouTube comemorando o fato de que estava prestes a realizar o ataque.

Virgínia, Estados Unidos
Data: 16/04/2007
Vítimas: 32
Cho Ceung-hu, 23 anos, faz dois ataques em uma sala de aula e um dormitório no campus da universidade onde estudava, a Virginia Tech. Ele mata 32 pessoas antes de se suicidar. A polícia depois descobre que ele havia enviado uma mensagem em vídeo para uma emissora de televisão americana, na qual tentava justificar seus atos.

Paradise (Pensilvânia), Estados Unidos
Data: 02/10/2006
Vítimas: 5
Charles Carl Roberts invade uma pequena escola de uma reclusa comunidade Amish na vila de Paradise. Ele manda os meninos e os professors saírem, amarra as meninas em frente a um quadro negro e atira contra elas, matando cinco e ferindo sete. Depois, se suicida.

Montreal, Canadá
Data: 13/09/2006
Vítimas: 1
Armado com três revolvers, Kimveer Gill, 25 anos, invade o Dawson College na hora do almoço. Estudantes fogem e se trancam nas salas de aula, enquanto ele percorre e vigia os corredores. Uma mulher morre e outras 19 ficam feridas. Gill é morto durante tiroteio com policiais.

Minnesota, Estados Unidos
Data: 21/03/2005
Vítimas: 7
Jeffrey Weise, de 16 anos, invade a escola secundária Red Lake e mata um professor, um segurança e cinco alunos em um ataque que dura 10 minutos. Em seguida, ele se suicida. A polícia descobre que, antes do ataque, ele tinha matado o avô e a parceira dele.

Carmen de Patagones, Argentina
Data: 28/09/2004
Vítimas: 3
Três estudantes morrerm e cinco ficam feridos quando um adolescente de 15 anos abre fogo com uma pistola em uma sala de aula em uma escola nas Ilhas Malvinas (ou Falklands). Ele é preso em seguida.

Beslan (Ossétia do Norte), Rússia
Data: 1º/09/2004
Vítimas: mais de 380
Durante três dias, militantes chechenos e da Ingushétia fazem mais de mil reféns, incluindo cerca de 800 crianças em uma escola russa. Entre suas exigências, estava o fim da Guerra da Chechênia. Forças de segurança russas encerram a crise com a invasão do local, operação que causou a morte de cerca de 380 pessoas – mais da metade crianças.

Erfurt, Alemanha
Data: 26/04/2002
Vítimas: 17
Armado com um revólver, Robert Steinhäuser, 16 anos, invade a escola Gutenberg da qual tinha sido expulso. Ele mata 14 professores, dois alunos e um policial. Depois, comete suicídio.

Condado de Jefferson (Colorado), Estados Unidos
Data: 20/04/1999
Vítimas: 13
Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, matam 12 estudantes e um professor em um ataque planejado meticulosamente na escola secundária de Columbine. Usando máscaras e roupas negras, os dois tomaram o controle dos corredores com revólveres e bombas caseiras. Depois do massacre, eles se suicidam.

Dunblane, Escócia
Data: 13/03/1996
Vítimas: 17
Armado com quatro revólveres, vendedor desempregado Thomas Hamilton, 43 anos, invade o ginásio da Dunblane Primary School. Ele mata 16 crianças e uma professora, antes de se suicidar. O ataque provoca uma enorme reação na Grã-Bretanha e leva à criação de leis que proíbem a venda e a posse da maioria de revólveres disponíveis no mercado do país.

Fonte: IG.com



Nos EUA homem abre fogo em universidade da Califórnia

O atirador deixa ao menos sete mortos e três feridos em faculdade particular na cidade americana de Oakland.

Um homem abriu fogo em uma universidade particular de Oakland, no Estado americano da Califórnia, nesta segunda-feira, matando ao menos sete pessoas e ferindo outras três.

De acordo com Larry Reid, presidente do Conselho da Cidade, que conversou com o chefe de polícia local, um suspeito foi detido pelas autoridades.

"Um homem entrou no local e disparou vários tiros", afirmou Johanna Watson, porta-voz da polícia de Oakland. Segundo o jornal San Francisco Chronicle, os tiros foram disparados por volta das 10h40 (horário local) na Universidade de Oikos. Mais de uma hora após o ataque, alunos ainda estavam sendo retirados do local. 

Deborah Lee, que participava de uma aula de inglês, disse ter escutado cinco tiros. "O professor disse: 'Corra' e nós corremos", contou. "Eu estava bem porque sei que Deus me protege. Não tive medo dele".

Os feridos na ação do atirador chegaram para receber tratamento no Hospital Highland, de acordo com a porta-voz Jerri Randrup.

A polícia descreveu o atirador como um homem oriental de cerca de 40 anos. Uma testemunha disse ao jornal que o atirado é estudante de enfermagem.

O pastor Jong Kim, que fundou a universidade há cerca de 10 anos, disse ao Oakland Tribune ter ouvido cerca de 30 disparos no prédio. "Eu continuei no meu escritório", contou.

Fonte: IG.com