segunda-feira, 19 de março de 2012

Tiroteio em escola judaica na França


Quatro pessoas, incluindo três crianças, foram mortas por um homem que estava em uma scooter e abriu fogo diante de uma escola judaica nesta segunda-feira em Toulouse, na França.

O ataque também deixou vários feridos, dois deles com gravidade. Na semana passada, dois tiroteios separados na mesma região resultaram na morte de três soldados, também atingidos por um homem que escapou em uma scooter.
As vítimas são três crianças de 3, 6 e 10 anos e um homem de 30, anunciou o procurador da Michel Valet.

Segundo o promotor da cidade, Michel Valet, um homem, que tinha 30 anos de idade, e seus filhos de 3 e 6 anos foram mortos assim que as aulas tiveram início na escola. Ele afirmou que outra criança, que tinha 10 anos, também morreu e uma pessoa de 17 anos tinha sido gravemente ferida.

Sarkozy, que foi até o local da tragédia, anunciou que será feito um minuto de silêncio em todas as escolas francesas na terça-feira e que o Estado se empenhará na investigação do crime.

De acordo com a emissora de TV BFM, a arma usada no ataque contra a escola judaica Ozar Hatorah era do mesmo calibre da utilizada no ataque contra os soldados.

A polícia isolou a escola privada, localizada no nordeste do Toulouse, e cerca de duas horas após os disparos, as crianças ainda estavam na escola. 

O Ministério do Interior da França ordenou que a segurança fosse elevada em todos os prédios judeus no país após o tiroteio.

A Comissão Europeia (CE) criticou o odioso e intolerável o assassinato. O governo de Israel disse que estava "horrorizado" com o tiroteio.

Fonte: Associated Press