segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Conta salário de acordo com a opção do servidor

Categoria poderá escolher, a partir do dia 2, em qual banco vai receber vencimentos
Rio - Os 11 milhões de servidores públicos brasileiros de todas as esferas poderão, a partir da próxima semana, escolher em qual banco receberão seus salários e movimentarão suas contas correntes. É que entra em vigor em 2 de janeiro a portabilidade bancária para o funcionalismo.

O mecanismo é simples: a prefeitura, o governo do estado ou a União escolhem o banco em qual vão depositar o dinheiro. Mas ao servidor fica permitido que ele procure uma outra instituição para movimentar seu salário assim que for depositado. É a chamada portabilidade.

Os servidores são clientes cobiçados e podem tirar vantagens financeiras do novo mecanismo. Entre as quais, orientam especialistas, estão tarifas e juros menores, mais crédito e financiamentos de longo prazo para compra de casa e carro. "Primeiro, é preciso que o servidor defina qual o seu perfil e o que planeja, para depois iniciar a negociação", orienta o economista Gilberto Braga, professor do Ibmec-RJ.

O chefe do departamento de normas do Banco Central, Sérgio Odilon dos Anjos, explica que os servidores poderão ir uma única vez no atual banco pagador e fazer o comando para a instituição, dizendo que preferem que o salário seja transferido no dia que ele chega, sem custo, para a instituição indicada.

A servidora da Fundação Leão XVIII Glória Maria Batista, de 53 anos, aprova a portabilidade: "Apesar de ter aberto obrigatoriamente conta no banco pagador, para mim é mais fácil fazer transações em outro, que tem agência do lado daminha casa".

Já o servidor inativo da Secretaria Estadual de Segurança, João Thomé, de 78 anos, vai permanecer no Bradesco, seu novo banco pagador: "Abri a minha conta e vou aguardar para conhecer a nova instituição financeira".

Como pedir a mudança de banco

O servidor interessado em trocar de banco deve entregar uma carta em próprio punho ao gerente e indicar no documento a nova instituição financeira.

O prazo para a formalização, de acordo com o Banco Central, é de cinco dias úteis após a entrega da carta ao banco.

A partir da alteração, o salário será transferido gratuitamente para a conta indicada. Para conferir as tarifas cobradas pelos bancos — veja acima alguns exemplos —, o servidor pode acessar o endereço:

ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     25/12/2011


Enviado por: Antonio Santana - IF Sertão Pernambucano/Campus Petrolina- PE

INICIATIVA POPULAR SOBRE CRIMES DE TRÂNSITO QUE ENVOLVAM A EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Amigos, participem desta iniciativa. Assinem a petição e ajudem a transformar o transito de nosso país a ser mais seguro.

Para participarem basta acessar o site: WWW.NAOFOIACIDENTE.ORG.

PS - Não se esqueça de seguir o Petição Pública no Facebook e/ou no Twitter.

Enviado por: Renato - UFRRJ