segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AGEPOLJUS se reúne com Representante do Ministério da Justiça

O Diretor Jurídico da AGEPOLJUS, Antônio Walker, o Assessor Parlamentar, Alexandre Marques, e o Agente Julio Cesar de Souza Pontes (TRT/CE) estiveram reunidos com o representante do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio, na manhã de ontem (29).

A reunião tratou da aprovação do PLC 03/2010. Segundo o Diretor Walker, discutiu-se um acordo entre a Ajufe, o Ministério da Justiça (MJ) e a Polícia Federal (PF) que consiste em buscar um texto que gere consenso, mantendo as emendas 01, 02, 03 e 05 apresentadas à matéria. Embora o MJ não concorde em alterar o Art. 6 do Estatuto do Desarmamento que concede o porte de arma aos Agentes de Segurança.

O representante do MJ fez recomendações quanto à alteração do Decreto 5123/04, que “Regulamenta a Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - SINARM e define crimes”, com o intuito de facilitar o acesso a portes de armas aos servidores do Judiciário que exerçam função de segurança.

Sampaio concordou em enviar o documento à AGEPOLJUS para conhecimento e encaminhamento de sugestões. Estamos aguardando até o presente momento.

À tarde, com a presença do Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes, estiveram com o assessor parlamentar da corregedoria geral da PF, Luiz Carlos Nobre. Ele disse ter informado na reunião com a Ajufe e com o MJ que não tem a possibilidade da PF fazer a segurança de todos os magistrados. O máximo que podem fazer é auxiliar no trabalho de inteligência e afirmou, ainda, que a segurança, no entendimento da PF, deverá ficar com os Agentes do quadro do Judiciário. Disse também que é totalmente a favor da concessão do porte aos Agentes de Segurança, porque não se faz segurança desarmado.

Apesar da Ajufe insistir para que a PF tome a responsabilidade pela segurança dos magistrados, a mesma deverá ficar só no papel. De acordo com o delegado, não há contingente na PF para atender a esta demanda.

30/09/2011 - Marcelo Bias FENASSOJAF: ACOMPANHANDO OS PLEITOS COMUNS COM OUTROS SEGMENTOS DO JUDICIÁRIO
Enviado por: Renan Canuto - UFRRJ

Reitor pede mais Segurança para o Entorno da UFPB

O Reitor, Rômulo Polari, encaminhou nota ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Cláudio Coelho Lima, pedindo mais segurança para o Entorno da UFPB.

Senhor Secretário,

Cumprimentando-o, vimos comunicar-lhe, inicialmente, da apreensão da comunidade universitária do campus I da UFPB com relação aos constantes episódios de violência ocorridos nas cercanias desta Instituição Federal de Ensino Superior, culminando, na última sexta-feira, com o estupro de uma aluna do curso de graduação de Serviço Social em plena luz do dia, quando ela se deslocava para sua residência no bairro dos Bancários.

A população diária que trabalha, estuda ou visita o campus I da UFPB é de aproximadamente 30.000 pessoas. Dentro docampus, temos desenvolvido ações preventivas que resultaram na queda significativa de ocorrências de violência contra pessoas ou patrimônio. Todavia, o mesmo não tem ocorrido em relação ao entorno da instituição, visto que a responsabilidade da segurança pública é de competência do governo estadual, nos termos do Art. 144 da Constituição Federal.

Sabe-se que existe um posto policial instalado em frente à UFPB. Este posto já tem mais de uma década de existência. Nesse período, a UFPB mais que dobrou sua população e, claramente, um só posto policial tem se mostrado insuficiente para coibir ações contra a nossa comunidade.

Desse modo, solicitamos dessa Secretaria de Segurança do Estado o aumento do efetivo de policiais nas cercanias da UFPB e instalação de um novo posto policial próximo ao Centro de Tecnologia e da mata que separa a UFPB do bairro dos Bancários.

Atenciosamente

RÔMULO SOARES POLARI
Reitor

Fonte: Agência de Notícias da UFPB Nossa UFPB
Docentes
Técnicos
Estudantes

UFPB Universidade Federal da Paraíba

Segurança mata cliente dentro de agência bancária no ABC paulista

Yahoo! Notícias

Uma discussão dentro de uma agência bancária do Bradesco, no Centro de São Bernardo, terminou com um morto por volta das 10h20 desta segunda-feira.

Segundo a Polícia Militar, Sandro Antônio Condom, 33 anos, chegou na agência, localizada na Rua Marechal Deodoro, n° 1322, acompanhado por outros dois homens e teria tentado entrar no local fora do horário de funcionamento. Sandro começou então a discutir com o vigilante Jonata Pereira Lima. Os dois já teriam se desentendido na semana passada.


O cliente teria dito que faria uma funcionária refém e ameaçou tirar uma arma quando foi atingido por cinco tiros disparados por Jonata. Ele foi baleado no peito e nas costas, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda não se sabe se Sandro realmente estava armado.

Os dois homens que estavam com a vítima serão levados para prestar depoimento no 1° DP (Distrito Policial) do município, onde o caso será registrado.

Em nota, o banco lamentou o ocorrido e informou que o segurança era de uma empresa terceirizada. "O Bradesco lamenta profundamente a perda e presta total solidariedade aos familiares", diz.

Duas horas após o crime, o trânsito ainda permanecia caótico nas imediações da Marechal Deodoro. A polícia bloqueou o trecho em frente à agência, o que dificulta ainda mais a circulação. (Com informações de Luana Arrais).