quinta-feira, 8 de setembro de 2011

UFPA e a imprensa


Investimentos na área de segurança reduzem ocorrências em mais de 45%

Nos dois últimos anos, caíram em 45,46% as ocorrências de crimes na Cidade Universitária José da Silveira Netto, localizada no bairro do Guamá, em Belém. A redução dos índices na Universidade Federal do Pará (UFPA) está relacionada ao aumento em mais de R$ 2 milhões dos investimentos na área de segurança da Instituição, entre 2009 e 2011.

As informações estão incorretas: Nota publicada no último dia 5 de setembro, na Coluna Repórter Diário do Jornal Diário do Pará, apresenta denúncia sobre o suposto aumento de ocorrências no campus como resultado de uma redução de investimentos na segurança da Universidade.

O texto afirma, inclusive, que em um único dia do mês de agosto de 2011 teriam ocorrido cinco assaltos e arrombamentos a automóveis na Universidade.

Em resposta à denúncia divulgada pelo Jornal, a UFPA informa que “a nota traz informações incorretas. Não apenas nunca tivemos registro de cinco assaltos e arrombamentos num único dia, como em todo o ano de 2011 ocorreram apenas três assaltos e arrombamentos de veículos na Instituição. A nota não tem a menor procedência”, afirma o reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Além disso, os investimentos na área de segurança na Universidade passaram de aproximadamente sete milhões, em 2009, para mais de nove milhões de reais este ano.

“Nos dois últimos anos, aumentamos em 28,59% os recursos destinados à expansão do sistema de segurança da Universidade, aumentamos em quase 20% o número de postos de vigilância e, em 12%, o de vigilantes na UFPA”, explica Paulo Sette Câmara, diretor de Segurança da Instituição. “Isto sem contar os investimentos em equipamentos, rádio comunicadores, uniformes, computadores, capacitação de vigilantes, entre outros. 

Recentemente, criamos 15 novos postos de vigilância e tivemos acréscimo de 32 vigilantes que integram o Sistema de Segurança da Universidade”, enumera o diretor.

Em dois anos, 45,46% de redução no número de ocorrências - Quanto ao aumento do número de ocorrências nos últimos anos, a UFPA registra uma série histórica de redução. De 2000 a 2005 (em cinco anos), houve queda de 39,47% no índice de furtos, arrombamentos, assaltos e ameaças. De 2005 a 2009 (em quatro anos), a redução foi de 36,23%. De 2009 a 2011 (em dois anos), a redução é de 45,46%.

No caso das denúncias mais graves recebidas pela Universidade nos últimos anos, a investigação, em conjunto com a polícia civil, mostrou que eram todas inverídicas.

“O resultado dos investimentos significativos é a queda progressiva de ocorrências na Universidade, mesmo que, por outro lado, estejamos em pleno processo de ampliação e crescimento com a criação de novos cursos, construção de novos prédios, incremento do número de vagas ofertadas na graduação e pós-graduação e aumento da quantidade de serviços oferecidos pela UFPA, o que significa dizer que, hoje, mais pessoas frequentam diariamente o campus do que o número de transeuntes que recebíamos alguns anos atrás”, salienta o reitor da UFPA.

“Esta redução progressiva contradiz até mesmo os índices de violência em Belém, os quais têm registrado um crescimento contínuo”, conclui o reitor Carlos Maneschy.

Central de Monitoramento Eletrônico é ampliada - Inaugurado em 2009, o monitoramento eletrônico da UFPA está em fase de expansão. “Antes, mantínhamos cerca de doze vigilantes coordenando nosso conjunto de câmeras e alarmes. A partir de agosto de 2011, passamos a contar com o serviço de uma empresa terceirizada, especializada neste tipo de monitoramento, que segue funcionando 24 horas durante os sete dias da semana. Isso permitiu que os vigilantes fossem deslocados para novas áreas, reforçando a segurança na UFPA”, explica Paulo Sette Câmara, diretor de Segurança da Universidade.

A Central de Monitoramento coordena as dezenas de câmeras distribuídas estrategicamente pela Universidade e o sistema de alarmes dos prédios da Instituição. Os equipamentos possuem ângulo de visão de 1800, visão noturna, zoom ótico de 36 vezes e zoom digital de 24 vezes.

“O sistema eletrônico torna a cobertura do sistema de segurança mais abrangente, eficiente e barata e traz a possibilidade de aumentar a área coberta pela nossa segurança e de garantir maior proteção a nosso patrimônio público, e a possibilidade de usufruirmos de um sistema confiável em investigações”, detalha o diretor de Segurança.

“Além disso, a UFPA, por meio de um processo licitatório, está adquirindo um novo softwarede monitoramento que possui mais recursos que o atual”, revela Paulo Sette Câmara. Após a aquisição do novo software, a rede será ampliada com novas câmeras instaladas em pontos estratégicos. Atualmente, a vigilância eletrônica já monitora todas as entradas da UFPA, assim como pontos estratégicos, como a Reitoria, a Biblioteca Central, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, os Restaurantes Universitários e todos os estacionamentos da Universidade.

Os investimentos em segurança são acompanhados de uma visão estratégica, preventiva e educativa sobre a segurança na Universidade, visando prevenir e reduzir situações de risco. As iniciativas para promover a segurança na Cidade Universitária se concentram em três frentes: inteligência, controle e vigilância.

Entre as iniciativas adotadas, estão reuniões com as polícias militar e civil em busca de viabilizar parcerias. “Um exemplo da importância dessas parcerias está na redução de incidência de assaltos na área do Portão de acesso à UFPA, localizado próximo ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, onde um posto da polícia militar foi instalado”, lembra o reitor da UFPA, Carlos Maneschy.

Segurança nas Universidades Brasileiras - A UFPA também está na dianteira das discussões sobre segurança universitária. Segundo dados apresentados durante o XIX Seminário Nacional de Segurança nas Instituições Públicas de Ensino Superior, realizado em 2010, a segurança no interior dos campi da Universidade Federal do Pará é uma das mais eficientes do País.

“Ao contrário de outras instituições, a UFPA tem reduzido os índices de violência dentro do campus. Há anos, não temos registros de crimes mais graves como sequestros ou agressões severas.”, explica Francisco Lima, integrante da comissão do Pará no evento.

A previsão é que a UFPA seja a sede do evento bianual em 2012.

A Universidade Federal do Pará também faz parte do conjunto de seis universidades brasileiras que compõem a Sociedade Brasileira para Pesquisa e Gestão de Segurança. O grupo, que além da Diretoria de Segurança da UFPA é composto pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lança no mês de novembro, em São Paulo, seu primeiro livro.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Enviado por: Mozarte - UFRGS

USP assina hoje convênio de 5 anos com a PM

Gio Mendes - O Estado de S.Paulo
Quase quatro meses depois do assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, a Universidade de São Paulo (USP), a Polícia Militar e a Secretaria da Segurança Pública assinam hoje um convênio para aumentar o policiamento no câmpus da Cidade Universitária, no Butantã, zona oeste da capital paulista.
O convênio vai durar cinco anos, com possibilidade de renovação. Durante esse período, a PM vai ajudar a Guarda Universitária no patrulhamento do câmpus.
Em agosto, o Conselho Gestor da USP já havia aprovado o convênio para a segurança no câmpus. Mas a secretaria não forneceu detalhes de como funcionará o convênio. Sabe-se apenas que a ação dos policiais no câmpus da USP deverá seguir o modelo do policiamento comunitário.
O formato é discutido desde maio, quando o estudante foi assassinado durante uma tentativa de assalto no estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Dois acusados de matá-lo estão presos.