quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Assaltos no Campus da UFV,mais uma ocorrencia


Segue abaixo o relato de um estudante da UFV sobre os assaltos que estão acontecendo no campus Viçosa. Fiquem alertas e relatem qualquer atitude suspeita para vigilância.

Hoje (quinta-feira, 25 de agosto) vivenciei um episódio que quero compartilha-lo aqui para ficarmos alerta e diminuir o risco de novos acontecimentos.

Como é de costume em alguns dias da semana saio para dar uma volta de bicicleta.

Por das 19h saí de casa para encontrar o Arara nas quatro pilastras e sairmos para nossa pedalada rotineira.

Moro no Acamari, portanto, para ir as quatro pilastras, tenho que passar por dentro da UFV.
Para cortar caminho, resolvi passar pelo DAU ao invés de ir pela reta.

Assim que comecei a descer a direita, entre o DAU e a quadra do posinho, uma moto, vinha na direção contraria com farol apagado e velocidade muito baixa. Logo que passei por ela, contornou e veio atrás de mim aumentando a velocidade.

Fiquei um pouco desconfiado e por isso coloquei numa marcha mais pesada e continuei pedalando tentando ganhar velocidade, olhando pra trás quando possível para ver se ela se aproximava ou não de mim.

Numa dessas vezes que virei, vi que o motoqueiro tinha parado e estava abordando um rapaz que também vinha descendo na mesma direção que a minha, porém a pé e com uma mochila nas costas. O rapaz reagiu e correu, o motoqueiro correu atrás dele. Quando viu que não ia alcançar, deu meia volta em direção a sua moto que tinha ficado parada alguns metros atrás. Tudo ocorreu muito rápido que não deu nem tempo de eu poder contornar e ajudar, e quando vi que o motoqueiro tinha desistido do assalto continuei pedalando, nessa hora também, já estavam passando pelo local pessoas praticando a famosa corridinha. Contudo, pra minha suspresa, o motoqueiro só voltou pra pegar sua moto e com ela perseguir o rapaz que estava de mochila. Além de ladrão é preguiçoso.

O susto foi tanto, que antes que eu me desse conta da situação, o menino da mochila já estava perto da quadra (onde eu me encontrava e também algumas pessoas jogando bola) gritando "Socorro, socorro!!!" Acho que devido ao barulho e proximidade de um grupo maior de pessoas, o motoqueiro não desceu de sua moto e seguiu em direção a reta passando pela lateral da reitoria.

Eu segui o meu caminho em direção as quatro pilastras, contornando a lagoa pelo pós.

Cheguei lá, encontrei o Arara e tomamos nosso rumo ciclistico subindo a reta. Decidi parar na vigilância e avisa-los do ocorrido.

Quando estou lá, falando das caracteristicas físicas da moto e  do motoqueiro (modelo da moto, cor da roupa, casaco, etc.), chega uma menina chorando dizendo que um sujeito com as mesmas características que eu estava dando tinha abordado-a perto do posinho dizendo: "Não faz escândalo se não eu te bato. Me dá sua mochila".

A menina entregou a mochila, ele abriu, jogou o caderno dela no chão e foi embora. O vigilante tomou as devidas providências: avisou os outros vigilantes pelo rádio, perguntou mais algumas coisas acerca da fisionomia do motoqueiro e chamou a polícia. Assim que a policia chegou eu e Arara fomos embora.

Na volta de nosso trajeto, resolvi parar novamente na Vigilância para perguntar se tinha dado em alguma coisa, já que tinha visto carros da polícia militar circulando pelo Campus.

O vigilante que estava lá me disse que todos os outros no Campus estavam avisado, e que um motoqueiro com as mesmas características que eu tinha dado anteriormente tinha assaltado mais uma mochila de um menino na porta do PVB.

Assustado comecei a perguntar sobre a ocorrência destes assaltos no Campus. Sem titubear, o vigilante me disse que ocorrem com certa frequência, que eles tantam fazer o trabalho deles da melhor maneira, mas as vezes é muito dificil, principalmente agora que está difundido o uso de motocicletas, além deles não serem autorizados a fechar as cancelas nessas horas. Segundo ele, se hoje tivessem fechado as cancelas, e colocado viaturas fechando a estrada de terra do CEM e na saída atrás da Veterinária, parando todas a motos que passavam, eles teriam pego o ladrão.

Isto não entra no mérito da questão, o que quero aqui é apenas alerta-los.

O mesmo vigilante ainda me disse, que sempre em horarios de começo e término de aulas, que há um movimento grande de alunos nos entornos do PVA, PVB, BBT e DCE, eles identificam movimentações suspeitas.

Sempre veem um motoqueiro circulando devagar, indo e voltando muitas vezes na mesma via. Eles até avisam as guaritas e as viaturas, dando características da moto e dos condutores, mas muitas vezes, depois do assalto realizado, eles passam muito rápido pela reta, impossibilitando qualquer ação.

Ele ainda me alertou que os assaltos ocorrem tanto de dia quanto de noite. Essa semana mesmo, segunda ou terça por volta das 14h, ele não se lembra muito bem, uma menina teve seu notebook roubado enquanto saia do PVA e ia em direção a BBT.

Se eu, educadamente não pedisse licença e fosse embora, ele ia ficar lá mais um bom tempo contando os diversos assaltos que já ocorreram no Campus.

Bom acho que é isso gente, esse email é só uma alerta mesmo. Eu mesmo não desconfiava que este tipo de coisa não ocorria dentro do Campus, pelo menos não de forma tão organizada (motos, comparsas, estratégias de fuga, etc), e pelo visto não tem horário certo nem escolhe somente mulheres ou somente homens.

Enviado por: Heron - UFV