segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Relato do Jornal Agora de Rio Grande sobre por que passaram os Colegas da FURG.


Na manhã desta terça-feira, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), João Carlos Brahm Cousin, reuniu, em seu gabinete, os dez profissionais da vigilância envolvidos em fato ocorrido no sábado, dia 29 de janeiro, em frente ao Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul), durante solenidades de outorgas de grau. Na ocasião, convidados de um dos formandos, "embriagados", no relato dos vigilantes, teriam iniciado uma briga generalizada no local. No encontro, que se iniciou às 9h, o reitor colheu informações do fato para incluí-las num relatório técnico que será entregue às autoridades competentes a fim de apurar responsabilidades e punir os culpados.

Ainda durante a reunião, Cousin entregou Portarias de Louvor aos vigilantes em reconhecimento à bravura e ao profissionalismo no zelo pela instituição. O primeiro a receber a distinção inédita nesta gestão foi Adelson Claiton da Matta Dias. No sábado, em meio ao tumulto, o vigia sofreu agressões graves no rosto, recebeu atendimento da equipe médica local e foi encaminhado à Santa Casa do Rio Grande, onde realizou exames e permaneceu em observação. Na próxima semana, Matta Dias será submetido a uma cirurgia para reconstituir o osso do nariz.

A confusão

Segundo relatos da equipe de vigilância envolvida na confusão, tudo começou por volta das 19h de sábado, dia 29, quando um micro-ônibus de Porto Alegre chegou ao Cidec-Sul com cerca de 15 pessoas, entre familiares e convidados de um dos formandos da primeira cerimônia da noite (que agrupava os cursos de Biologia, Economia e Química - Licenciatura). O nome do formando não foi divulgado.

Os vigilantes relataram que, ao descerem do coletivo, os passageiros (alguns calçando chinelo e sem camisa) já apresentavam sinais de embriaguez. Ao ser impedido de acessar o auditório em que transcorriam as solenidades, um desses convidados teria insultado o agente, que alegava existir uma fila de espera para entrar no auditório em virtude da lotação máxima.

Conforme o chefe da equipe de vigilância, Nilo Sérgio da Silva, nesse momento, o rapaz fez diversas ameaças e chamou outros colegas. “Ele chamou todos para a briga e tirou a camiseta dizendo que iria resolver no braço”, relatou o servidor, que disse ainda que outros integrantes do micro-ônibus praticavam atos de vandalismo no estacionamento do Cidec-Sul. Segundo ele, o problema limitou-se à rua, enquanto a cerimônia transcorria normalmente.

Logo em seguida, começaram as agressões. Um vigia foi atingido por um chute e derrubado. A partir daí, estabeleceu-se um violento confronto no local. De acordo com Lemos da Silva, a Brigada Militar foi acionada logo após o início da confusão, mas teria demorado a atender justificando falta de viatura. Ao final, todos os vigias presentes sofreram algum tipo de agressão; porém, o caso mais grave foi o de Adelson Claiton da Matta Dias. Atingido no rosto, o vigia precisou ser socorrido pela equipe de paramédicos que presta atendimento à Furg. Com hemorragia, Matta Dias foi conduzido à Santa Casa do Rio Grande, onde foi diagnosticada fratura óssea no nariz. Para se recuperar do ferimento, o servidor precisará passar por uma cirurgia.

Providências
Depois de ouvir e questionar os vigilantes, o reitor classificou a situação como lamentável e afirmou que acompanhará pessoalmente os desdobramentos do caso. “Cumprirei o meu dever de levar esse episódio ao conhecimento das autoridades, tanto de ordem judicial, quanto política e midiática, porque nosso trabalho sempre busca honrar a academia, principalmente, quando se trata de um órgão público federal”, disse. Ainda durante a reunião, o reitor conversou por telefone com o prefeito municipal e com autoridades das polícias Civil, Militar e da Justiça Federal. Todos confirmaram agenda prontamente.

Novo sistema
As cerimônias de Outorga de Grau da Furg têm sido alvo de manifestações de apoio e reconhecimento por parte das pessoas envolvidas. A Outorga de Grau é de responsabilidade da universidade. O diploma é entregue durante a cerimônia sem qualquer custo para os estudantes. A Furg promoveu grandes mudanças em suas cerimônias de Outorga de Grau desde 2007. A razão foi propiciar aos acadêmicos condições iguais de participação nas formaturas. A mistura da cerimônia oficial com a festa de comemoração, como ocorria anteriormente, também motivou a universidade a realizar o plano de alterações.

A capacidade do auditório Oceanos do Cidec-Sul é de 1,3 mil pessoas sentadas. Quando há lotação, os convidados têm a opção de assistir ao evento por meio de telões disponibilizados na Asa Norte. Ainda, a partir de 2010, a Furg TV passou a transmitir ao vivo as cerimônias. “Esta é a forma de socializar e mostrar para a comunidade aquilo que se faz na universidade”, afirma o vice-reitor, Ernesto Luiz Casares Pinto.

Enviado por: Marcelo Vargas - Vigilante Federal/UFPel