domingo, 31 de julho de 2011

Estudante furta computadores do departamento de matemática da UnB

O Globo

RIO - Dois computadores do departamento de matemática foram roubados na manhã de quarta-feira. O autor do furto é um estudante da engenharia civil. Ele foi encaminhado à Polícia Federal (PF) após a equipe de vigilância da Universidade de Brasília (UnB) encontrar o aluno carregando caixas pelo subsolo do Minhocão Norte. Sem possuir autorização que permite a movimentação de equipamentos na universidade, o aluno foi levado à polícia. Os vigilantes ainda acharam um no-break no carro do estudante.

Segundo a PF, ele vai responder pelo crime de furto e, se for condenado, pode cumprir a pena de até quatro anos de prisão. A Polícia Federal desconsidera flagrantes executados por aqueles que não possuem autoridade policial. Portanto, o jovem, que em depoimento confessou o crime, poderá responder em liberdade.

Ao chegar no departamento, o professor Lineu da Costa Araújo Neto não achou seu computador. Ele afirma que as janelas não estavam abertas e não havia sinais de arrombamento, o que o leva a suspeitar que o estudante tenha uma cópia das chaves. O outro computador é da professora Manuela de Rezende. As máquinas foram recuperadas e devolvidas. Os equipamentos são recém-comprados, o que deixou docentes e funcionários receosos.

A portaria da Matemática teve um reforço da segurança. A partir de hoje, a entrada no térreo será controlada por um porteiro. Para cuidar da segurança geral da universidade, um sistema de câmeras está sendo implantado e um plano de segurança será elaborado no próximo semestre. Atualmente a UnB conta com 252 vigilantes, 92 deles no campus Darcy Ribeiro.

Neste ano, a Coordenadoria de Proteção ao Patrimônio (CoPP) registrou 97 ocorrências. Dessas, 42 referem-se a furtos em interior de veículos.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela Asa Norte (bairro onde fica a universidade), tenente-coronel Leonardo Santana, explica que houve uma mudança no modelo de patrulha na UnB. Hoje, 30 policiais do batalhão concentram as rondas nos horários de aula. Segundo Santana, o maior problema é que os bandidos conseguem se misturar facilmente à comunidade.

Na última reunião do Conselho de Segurança da UnB ,foi sugerido maior controle dos acessos de locais fechados, como laboratórios.