sexta-feira, 29 de julho de 2011

Após morte de aluno, fórum em MT quer reduzir violência nas escolas

Aluno de 16 anos foi assassinado nesta semana em escola de Cuiabá. Cartilha será elaborada para prevenir casos de violência nas escolas.

G1/MT

Segurança nas Escolas

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT) vai realizar um fórum na segunda quinzena de agosto deste ano para discutir medidas de enfrentamento da violência no entorno das escolas no estado e no ambiente escolar. Nesta semana, um aluno de 16 anos foi assassinado a tiros dentro da escola Escola Estadual Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, localizada no centro de Cuiabá. Dois alunos da unidade escolar são suspeitos de serem os autores dos disparos que mataram o jovem. Segundo a polícia, a vítima e os dois alunos teriam envolvimento com gangues violentas da capital.

"Vamos fazer um mapeamento das situações de violência e ele subsidiará o direcionamento das ações que devem ser adotadas", diz a gerente de projetos educativos da Seduc, Gláucia Ribeiro. Ela ainda explica que após a sistematização desse trabalho será confeccionada uma cartilha para distribuição nas 724 unidades escolares do Estado

Sobre a criminalidade no ambiente escolar, a secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, analisa que "estamos observando, cada dia mais, que a violência desencadeada nas cidades está chegando nas escolas".

Além de professores e gestores da rede estadual de ensino, representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública de Mato Grosso, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e de Segurança Pública, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também serão convidados a participar do debate.

Enviado por Marcelo Vargas - UFPEL