sábado, 11 de junho de 2011

Homens tentam furtar caixa eletrônico de universidade, em Uberlândia-MG

Dois homens tentaram furtar um caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado em uma universidade que fica na avenida Nicomedes Alves dos Santos, no bairro Gávea, zona sul de Uberlândia.
Segundo informações do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), no início da noite de sexta-feira (10), os suspeitos começaram a arrancar o equipamento mas, ao serem flagrados pelos seguranças da universidade, fugiram em um carro branco. Os homens não levaram nenhum dinheiro e ainda não foram identificados.
Fonte: Correio de Uberlândia

Guarda Portuária e vigilante federal poderão ter bolsa-formação

A Câmara analisa o Projeto de Lei 454/11, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que autoriza a concessão de bolsa-formação para os agentes das guardas portuárias e os agentes de vigilância federal de instituições federais de ensino. O benefício, que hoje corresponde a R$ 443, foi instituído pela Lei 11.530/07, que criou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Andreia Zito: agentes de guardas portuárias já possuem poder de polícia.
Atualmente, já têm direito à bolsa-formação policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e carcerários e peritos. Para receber o benefício, os interessados precisam frequentar pelo menos um dos cursos oferecidos ou reconhecidos pelos órgãos do Ministério da Justiça a cada 12 meses. Além disso, não podem receber remuneração bruta mensal superior a R$ 1.700.
A deputada Andreia Zito ressalta que os agentes de guardas portuárias exercem poder de polícia e têm direito a porte de arma no Brasil. Por esses motivos, ela defende a concessão de bolsa-formação para a categoria.
A Guarda Portuária é subordinada à Secretaria Especial de Portos, organismo diretamente vinculado à Presidência da República. Sua atribuição é garantir a segurança dos portos brasileiros.

Andreia Zito lembra que o ex-deputado Marcelo Itagiba apresentou, na legislaturaanterior, projeto que inseria a Guarda Portuária no Pronasci (PL 7171/10). Esse projeto, no entanto, não foi votado por nenhuma comissão e foi arquivado ao final da legislatura passada.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Lara Haje
Edição - Pierre Triboli