quarta-feira, 8 de junho de 2011

Deputado Paulo Pimenta busca inclusão de vigilantes em cursos do PRONASCI

Com a finalidade de proporcionar aos vigilantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a possibilidade de participar de cursos de aperfeiçoamento disponibilizados no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) esteve reunido com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, nesta terça-feira (7).
De acordo com Pimenta, a SENASP iniciará um processo administrativo, encaminhando a proposta, que foi protocolada ainda no ano passado, para análise da consultoria jurídica do Ministério da Justiça. Durante a audiência, o parlamentar gaúcho ressaltou que a participação dos vigilantes em cursos  que permitam a especialização  dos profissionais em áreas como direitos humanos, utilização de armamentos não-letais e técnicas de abordagem.
“O cotidiano das universidades está totalmente alterado, pois as instituições deixaram de funcionar apenas como centros de ensino e passaram a ser verdadeiros centros comerciais. Na maioria delas, funcionam lojas de conveniência, postos de combustíveis e instituições financeiras. Esses estabelecimentos provocam aumento no fluxo de pessoas dentro das universidades. Diante desse contexto, é fundamental que nossos vigilantes estejam habilitados e bem preparados para enfrentar a nova realidade das instituições de ensino”, reforçou Pimenta.
Estimular o aperfeiçoamento dos vigilantes é uma forma de valorizar a categoria, que presta serviços complementares para a área de segurança pública. Atualmente, os vigilantes têm atribuições, praticamente, de polícia dentro das universidades, realizando investigações, perícias e, até mesmo, transporte de valores.  Além disso, levantamentos recentes revelam que houve crescimento no número de delitos no interior das instituições de ensino.
Matéria do site do Dep. Paulo Pimenta