sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ALUNO É ASSALTADO DENTRO DAS DEPENDÊNCIAS DA UFBA

Um estudante foi assaltado na tarde desta quarta-feira (29) na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O aluno de primeiro semestre teve um laptop roubado em um assalto à mão armada. O crime aconteceu por volta das 15h30 na área externa da Facom.

O aluno Darlan Caires, 21 anos, estava com mais quatro colegas fazendo um trabalho de grupo quando foi abordado por um homem armado. Segundo a vítima, tudo aconteceu muito rapidamente, com o assaltante levando seu computador e guardando-o dentro de um saco plástico. Logo após o roubo, ele foi até a secretaria da faculdade, onde foi orientado a procurar a central de segurança da universidade para tentar reconhecer o homem pelas imagens de segurança.

Aconselhado pelo Coronel Soares, chefe de segurança da Ufba, e pelo coordenador da Facom, professor Giovandro Ferreira, Darlan tentou prestar queixa na 14ª Delegacia, mas o delegado titular, Nilton Tormes, disse que não poderia registrar o furto porque aconteceu em área federal - "Vocês estão a ver navios", teria dito o delegado. Ele foi aconselhado a procurar a Polícia Federal, o que fará nesta quinta-feira. Caso não consiga prestar queixa, Darlan pretende processar a Ufba.

Segundo o advogado Domingos Arjones, o delegado poderia ter registrado a queixa, por se tratar de um crime contra o indivíduo, e não patrimonial, mas não está errado por não tê-lo feito. "Por se tratar de uma área federal, há um deslocamento da competência", diz, considerando que a investigação deveria ser conduzida pela Polícia Federal. "Em tese, nenhum dos dois estão errados".

Revolta
Pelo twitter, os estudantes da Ufba protestam pela onda de violência na instituição, denunciando também um furto similar a uma professora do Instituto de Biologia. Com a hashtag #assaltonaufba, os alunos comentam os assaltos recentes e protestam por mais segurança no campus.

Redação CORREIO