quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Seminário discute questões de trânsito e mobilidade no Campus da UFV

Estimular o envolvimento da comunidade universitária na busca de alternativas para melhorias do sistema de mobilidade e trânsito no campus da Universidade Federal de Viçosa. Esse é o principal objetivo do Seminário de Trânsito e Mobilidade que teve início na manhã de hoje, no Auditório da Engenharia Florestal.

O Seminário é voltado para docentes, estudantes e servidores da UFV, bem como, para empreendedores e a população viçosense interessada. As ideias discutidas no evento irão contribuir para a elaboração de
propostas relacionadas ao trânsito no Campus, que irão integrar o Plano de Desenvolvimento Instuticional (PDI) de 2011 e 2012.

O coordenador do evento e diretor de Logística e Segurança (DLS), Belmiro Zamperlini, destacou que a proposta do Seminário surgiu devido ao registro crescente de acidentes na via do campus e do número significativo de 5.000 veículos que transitam diariamente pela UFV, chegando a ocasionar transtornos, principalmente, nos horários de pico. Mas para resolver a questão, de acordo com o diretor do DLS, é necessário efetivar primeiramente a discussão do problema: “Não adianta organizar ações sem ouvir a comunidade, por isso organizamos este Seminário.”

Além dos problemas de trânsito, o reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa, lembrou da necessidade de se elaborar um grande projeto sobre a mobilidade para cadeirantes: “ Essa é uma questão de responsabilidade social, cidadania e justiça”, salientou.

Durante todo o dia de hoje, irão acontecer palestras sobre questões envolvendo segurança no trânsito, transportes e mobilidade. Já para amanhã estão programados quatro grupos temáticos que irão debater os seguintes assuntos: Sinalização no campus da UFV, Trânsito: Educação e Fiscalização, Intervenções e Alternativas Viárias e Transporte Coletivo Interno.

O Seminário é promovido pela Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Diretoria de Logística e Segurança e conta com o apoio do Serviço de Vigilância, da Coordenadoria de Comunicação Social e Serviço de Corpo de Bombeiros.

Estiveram presentes na abertura do evento: o reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa; o pró-reitor de Administração, Antônio Cleber Tibiriçá; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Antônio Abrantes; o diretor de Logística e Segurança e coordenador do Seminário, Belmiro Zamperlini; o Secretário de Trânsito, Transportes e Segurança da Prefeitura Municipal de Viçosa, Luiz Carlos Dantonino; a presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Cristina Fontes Araújo Viana; o diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Lincoln Martins de Castro; o diretor do Centro de Ciências Exatas, Carlos de Castro Goulart e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Walmer Faroni.

Fonte: UFV