domingo, 5 de setembro de 2010

Senado aprova adicional de periculosidade para vigilantes

Eduardo Bresciani - Do G1, em Brasília
31/08/2010

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (31) um projeto que concede adicional de periculosidade para trabalhadores que atuam em atividades de segurança pessoal ou patrimonial. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

Com a proposta, os vigilantes poderão ter um acréscimo de 30% no salário. O projeto ressalva que o adicional não é cumulativo com acordos coletivos que já tenham sido fechados entre patrões e empregados.

O projeto foi apresentado na Câmara pela deputada Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) e aprovado na Casa no ano passado. Como sofreu mudanças no Senado, a proposta passará por nova análise na Câmara.

Atualmente, tramitam no Congresso três projetos de lei que tratam do assunto, tendo como medida básica o pagamento do adicional de 30% sobre o salário dos vigilantes a título de periculosidade. São eles os PLS 387/09 e 682/07, de autoria, respectivamente, do senador Paulo Paim e da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), e o PLC 220/09, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

UFRJ abre inscrições para pós-graduação em segurança pública

31/08/2010

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa, através de sua página na internet, que as inscrições para o Curso de Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania seguem até o dia 10 de setembro. A pós-graduação lato sensu (especialização) é oferecida pela Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ), em parceira com a Divisão de Integração Universidade Comunidade, da Pró-Reitoria de Extensão e com o Ministério da Justiça. Os interessados devem efetuar a inscrição na Divisão de Integração da Universidade Comunidade ¿ Praça Jorge Machado Moreira, prédio anexo da PR-5, Cidade Universitária - munidos dos documentos necessários.
 
Baseado no conjunto de diretrizes elaboradas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) o curso é voltado para servidores públicos com formação em nível superior das esferas estadual e municipal, além de profissionais interessados na área. As aulas procuram aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos de caráter multidisciplinar a fim de promover o aperfeiçoamento dos profissionais da área de segurança pública e do sistema de Justiça.
 
A pós-graduação contará com profissionais da área de segurança do Estado do Rio de Janeiro e com professores e pesquisadores de diferentes áreas da UFRJ e de outras unidades de ensino, que ministrarão disciplinas que agregam as áreas temáticas da Matriz Curricular Nacional, entre elas: História da Instituição Policial, e Gestão de Recursos Humanos, Saúde do Trabalhador e Valorização Profissional.
Os candidatos serão avaliados no dia 11 de setembro, em uma prova escrita, eliminatória e classificatória, e outra de arguição de memorial. Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.pr5.ufrj.br.
 
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Redação Terra