terça-feira, 8 de junho de 2010

ASSALTO NA UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

GAZETA DIGITAL
Silvana Ribas - Da Redação

Seis homens invadiram universidade, arrombaram cofres e caixa eletrônico e ainda deixam submetralhadora

Pelo menos 6 homens armados com pistolas e 2 submetralhadoras invadiram a Universidade de Cuiabá (Unic), na avenida Beira Rio, renderem 6 vigilantes e arrombaram 2 cofres e um caixa eletrônico do Banco do Brasil. A invasão aconteceu pouco depois da meia-noite e os criminosos ficaram no local quase 2 horas. Na saída, levaram o revólver de um dos vigilantes e deixaram uma submetralhadora carregada com 35 munições. Com este roubo já são 20 arrombamentos de caixas eletrônicos este ano. São 12 na Capital e 8 no interior do Estado, com uma média de 5 ao mês. Os alvos preferidos são os caixas do Banco do Brasil.


O montante roubado dos caixas não foi informado pela administração do banco e nem os valores que estavam dentro dos 2 cofres da tesouraria da universidade, informou o delegado Luciano Inácio da Silva, da Gerência de Repressão a Sequestro e Investigações Especiais (GRSIE). No local do crime os ladrões abandonaram diversos equipamentos usados para o arrombamento, inclusive o maçarico, além de luvas e tubos de oxigênio. O botijão de gás, usado para alimentar o maçarico, foi retirado de uma das cozinhas da universidade.


Logo depois que os policiais foram acionados, uma equipe de peritos foi ao local. De acordo com os 6 vigilantes que foram rendidos, apenas 1 dos criminosos, que portava a submetralhadora, aparentava ter menos de 18 anos. Os demais estavam com os rostos cobertos e usavam camisas de manga longa, dificultando o reconhecimento por meio de sinais, como tatuagens.


No setor administrativo da universidade foram reviradas várias gavetas e diversos cheques ficaram espalhados pelo chão. Outro setor invadido foi o da segurança, onde os criminosos separaram mais de 10 CPUs e deixaram do lado de fora. O material não chegou a ser levado.
Segundo informações da Polícia, para a ação foi usada uma caminhonete S-10 prata e um Corolla de cor escura. Por terem deixado a submetralhadora e os CPUs, as investigações apontam para uma retirada rápida do local. Um dos vigilantes foi agredido com chutes no momento em que eram rendidos e mantidos isolados em uma das salas. O delegado acredita que os assaltantes não tiveram dificuldade em fazer um estudo do local, já que o acesso à instituição não é restrito só a estudantes.


Ousadia - Cerca de 2 horas antes, 2 homens se identificando como Policiais Federais e teriam ido até a Companhia PM, que fica nos fundos da Unic, e disseram que em poucas horas participariam de uma operação. Pediram para deixar estacionado no local uma caminhonete S-10 prata. Foram orientados para deixar o veículo na sede do 1º Batalhão e, quando conversavam, chegaram ao local vários PMs em rondas. A dupla saiu, mas há a suspeita que se não fosse a chegada de outros PMs os policiais da base poderiam ter sido rendidos pelos suspeitos, que queriam tranquilidade para agir no roubo da Unic.