segunda-feira, 10 de maio de 2010

MOBILIZAÇÃO DA SEGURANÇA - UFMS

Hoje, 10 de maio, foi realizada uma operação de segurança no Campus envolvendo quase a totalidade dos vigilantes do quadro, onde foram ocupadas todas as entradas da UFMS, com vigilantes espalhados por toda a universidade, onde fez-se, também, a entrega de uma carta a comunidade, a qual segue transcrita abaixo.


A operação foi realizada durante o dia inteiro com duas reuniões, sendo uma pela manhã e outra a tarde, foram tratados diversos assuntos inerentes a nossa categoria.



À comunidade universitária da UFMS

No ano de 1980, deu-se início efetivamente ao serviço de Vigilância da UFMS. O quadro era composto por 60 vigilantes formados
e preparados para atender um público aproximado de 3.500 pessoas, que transitavam diariamente pela Universidade incluindo alunos, técnicos administrativos e professores. Hoje a Universidade cresceu demais, surgiram várias faculdades, construídas outras unidades, foram criados novos cursos de graduação e abertos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, além do Ensino a Distancia e, 6 agências bancárias. Nosso quadro de Vigilantes foi reduzindo gradativamente, chegando ao ponto de termos somente 36 vigilantes, os quais estão todos eles nos postos de serviço na data de hoje (10.05.10) para que todos tenham visibilidade da nossa realidade.

Precisamos urgentemente de contratação de vigilantes para recomposição do quadro, e atender às demandas do crescimento da Universidade e, melhoria da qualidade de atendimento ao público. Na UFMS, existem diversos prestadores de serviço executando a tarefa de vigilantes, porém, não com o comprometimento que a Instituição necessita, pois são contratados somente para o serviço de vigilância patrimonial. Por sermos do quadro efetivo da UFMS, temos por obrigação dar um atendimento mais humano, diferenciado e comprometido com toda estrutura da nossa Universidade.

Pela dimensão do espaço físico da Universidade, pela diversidade de público que atendemos e também, pela quantidade de entradas e saídas do campus, é comum sermos chamados para atendimentos, porém, por termos um quadro reduzido, não conseguimos antecipar alguns assaltos, arrombamentos, tentativas de estupro e até mesmo morte dentro do campus.

Conclamamos a toda comunidade que vive diariamente a Universidade que nos apóie nesta iniciativa. Precisamos de ação efetiva e imediata da ANDIFES, deputados federais e senadores de MS, junto ao MEC e MPOG para contratação urgente de vigilantes. Pois sabemos que a UFMS constitui a principal Universidade Pública do estado de Mato Grosso do Sul, e nós Vigilantes, temos o compromisso de guardar vidas, patrimônios e atendimentos especializados a este público.

Concurso Público e Contratação Já!

DIPP/GSG/UFMS