quarta-feira, 14 de abril de 2010

I SEMINÁRIO DE SEGURANÇA DAS IFES, IFETS E CEFETS MINEIROS





No primeiro dia do Seminário, o vigilante Marco Wanderley (UFPE), apresentou as propostas da programação do XIX Seminário de Segurança das IFES e IFETS - evento nacional -, também foi apresentado um vídeo da audiência pública, na Câmara dos Deputados, onde o vigilante Mozarte Simões (UFRGS) abordou os riscos e necessidades das aprovações das PLS´s que reestruturam e garantem os direitos da categoria.

No segundo dia, o vigilante Wesley Marques (UFU) apresentou o Plojeto de Política de Segurança para as IFES e IFETS. Posteriormente, o vigilante Mozarte, da UFRGS, explanou sobre os PLS´s em trâmite no Senado e o Mandado de Injunção para recebimento da GAS (Gratificação de Atividade de Segurança).



Para a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, o Seminário foi uma oportunidade da categoria se organizar e fazer a luta por dentro dos Sindicatos e da FASUBRA, dando exemplo a outras categorias.



É importante que se conste que haviam inscritos cerca de 90 pessoas, mas presentes durante todo o tempo tinham umas 50. A reitoria infelizmente não mandou ninguém para participar, nem mesmo da abertura. Isso para nós foi uma grande perda pois tínhamos em mente entregar uma cópia do projeto ao Reitor da UFMG.

Os presentes participaram ativamente, tinhamos representantes de várias IFES mineiras, como Viçosa (3), Juiz de Fora (3), Uberlândia (2), Araxá (2), Florestal (2), Lavras (2) e ainda de outros estados, como Rural do Rio (4), Santa Catarina (3) e Pernambuco (1), haviam, também, alguns técnicos de outras áreas, sendo que alguns fazem mestrado e pós em segurança, todos participaram e disseram ter gostado muito do que assistiram.

A coordenação do sindicato (SINDIFES) participou ativamente e durante todo o Seminário.

A avaliação que fizemos, foi de que as apresentações correram bem e que o recado foi dado direitinho. O Wanderlei esplanou sobre a estrutura lá de Recife e da UFPE e o temário do seminário, o Mozarte falou dos projetos de lei que estão no senado e do mandado de injunção, além de como tem sido nossa luta e de onde começou todo o trabalho, eu (Wesley) apresentei o Projeto, o qual foi dada uma organizada para fazer a apresentação e incluir uma conclusão, penso que agora está muito bom, embora ainda falte alguns ajustes, mas já está bem melhor.

O resultado desse trabalho é que alguns companheiros de outras Univesidades, três IFES na verdade, propuseram entrar em contato com seus reitores para nos levar para que possamos fazer essas palestras aos vigilantes e também aos Reitores. Pois segundo nos disseram, eles e seus companheiros ficaram muito impressionados e querem que os reitores e colegas de suas Instituições conheçam o projeto, saibam pelo que estamos trabalhando e passem a fazer parte de nossa luta.

Concluindo, conseguimos atingir alguns resultados e acho que teremos bons frutos do que plantamos aqui. Ah, alguns vigilantes da UFMG vinham conversar conosco nos intervalos para fazer perguntas e elogiar o trabalho que os vigilantes que estão nos GTs têm realizado pelo Brasil.

Penso que estamos atingindo resultados e que quanto mais companheiros estiverem bem informados e conscientes do que tem sido feito e pelo que temos lutado, mais irão se juntar á causa e com isso ficará cada vez mais próxima nossa vitória.