segunda-feira, 22 de março de 2010

Matéria sobre o risco de vida para vigilantes das IFES divulgada no site da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

Projeto autoriza Executivo a criar adicional de risco para vigilantes de Universidades
22/03/10 11:03:56

Projeto de lei que autoriza o Executivo a criar adicional por atividade de risco para vigilantes de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica foi aprovado na reunião da última quarta-feira (17), no Senado. De autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), será examinada agora pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será votada em decisão terminativa.

De acordo com a proposta, o adicional por atividade de risco deverá ser cumulativo com as demais vantagens recebidas pelo vigilante, sendo fixado entre 50% e 100% do vencimento básico, conforme regulamento a ser editado.

Na justificação da matéria, Zambiasi diz que é preocupante a crescente violência enfrentada pelos vigilantes universitários em suas atividades, muitas vezes sendo obrigados, como observou, a realizar funções institucionalmente delegadas à polícia civil ou militar. O senador lembra que, apesar de serem encarregados de manter a segurança nos campi universitários, os vigilantes não podem efetuar detenção de infratores nem portar armas de fogo.

O relator da proposta, senador Valter Pereira (PMDB-MS) argumentou que o projeto é louvável, uma vez que cria incentivos para a permanência dos vigilantes dessas instituições, concedendo-lhes um justo adicional. Ele atentou, contudo, para a pouca efetividade jurídica de um projeto de lei autorizativo, lembrando que o Executivo já possui competência para tal. Para o senador, a matéria figurará como declaração de vontade política por parte dos membros do Legislativo.

O projeto original é impositivo, ou seja, determina a criação do adicional de risco. Na tramitação da proposta pela Comissão de Educação (CE), foram aprovadas emendas que eliminam o vício constitucional de iniciativa, uma vez que matérias que tratam de aumento de remuneração na administração pública direta ou autárquica devem ser propostos pelo presidente da República.

Outra emenda aprovada também durante o exame do projeto naquela comissão elimina dispositivo do projeto original que estende o benefício aos aposentados.

Fonte: Agência Senado

ATENTADO A BOMBA EM UNIVERSIDADE

PARA AQUELES QUE NÃO ACREDITAM NO PERIGO DA PROFISSÃO. OCORREU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE DOURADOS - MATO GROSSO DO SUL. ONDE TODOS OS VIGILANTES SÃO TERCEIRIZADOS.

UFGD divulga nota sobre explosão de bomba na unidade 2

Na manhã deste sábado, dia 20 de março, a administração da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi surpreendida com a notícia de que uma bomba havia sido detonada nas mãos de um dos vigias que estava trabalhando na Unidade 2.

Como se não bastasse, o fato foi real e deixou ferido o funcionário da empresa Blitzem Jeferson Barbosa Sanches, de 29 anos, que teve dedos da mão direita e esquerda dilacerados, parte da orelha cortada, e ferimentos no pescoço e abdômen.

A empresa é terceirizada e responsável pela segurança patrimonial da Unidade 1 e 2 da UFGD, onde somente no campus, possui vigias espalhados por dez pontos da universidade em rondas permanentes, com rotatividade de funcionários por turnos.

Ainda não se sabem os motivos que levaram a colocação de uma bomba na Unidade 2 da UFGD, com tamanha potência, causando prejuízos físicos e emocionais no funcionário e nas pessoas que ali trabalham com tanta dedicação e presteza.

A Polícia Civil e Tática da Militar estiveram no local dando início às investigações para a apuração dos fatos e, a pedido da administração da UFGD, a Polícia Federal também esteve no campus e passará a cuidar do caso.

Ainda não há informações claras sobre o fato, apenas sabe-se que a bomba é artesanal e fora deixada dentro de um embrulho próximo da piscina olímpica da UFGD, sendo avistada pelo vigia que, quando percebeu o material, tentou arremessá-lo, momento em que o artefato explodiu e o vitimou gravemente, isso por volta da meia noite.

Todos os cuidados estão sendo empenhados para a recuperação de Jeferson, inclusive foi determinado para que uma equipe do Hospital Universitário da UFGD acompanhe de perto os cuidados com o vigia.

A área onde se encontrava o artefato está isolada para a segurança de todos que passam pela UFGD e as pessoas foram orientadas a evacuar o espaço no sábado, por causa da suspeita de mais uma bomba na Faculdade de Educação – FAED, fato que já foi descartado pela Força Tática da Polícia Militar.

Nunca, na história da UFGD, houve esse tipo de ‘terrorismo’ contra a universidade ou a qualquer pessoa ou grupo que ali se encontram.

A Administração torce para que a paz e a tranqüilidade se restabeleçam dentro do campus o mais rápido possível e para que haja a elucidação deste fato criminoso, num período curto de tempo.