terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Alerta na UnB

A Universidade de Brasília (UnB) é um dos pontos preferidos pelos criminosospara furtos de carros e de objetos “esquecidos” dentro deles.
.
No último dia 14, três automóveis foram arrombados próximo ao complexo da Faculdade de Educação.Nessa época do ano, com a proximidade das festividades de Natal e ano-novo, a Polícia Civil ressalta que é comum o aumento de crimes em estacionamentos. O chefe da Delegacia de Repressão a Furtos (DRF), delegado Ailton Carlos da Silva, faz um alerta: “É preciso ficar atento, procurar estacionar em locais iluminados e não deixar objetos de valor dentro dos carros porque isso é chamariz parabandido.”
.
Ciente dos riscos, o aluno de engenharia civil Bernardo Cascão Pires de Albuquerque, 19 anos, evita deixar o carro muito longe do prédio onde estuda, mas avalia que o perigo maior é a noite. “Acho que durante o dia não tem tanto problema, mas de qualquer forma sempre tento parar por perto. Já rodei uns 20minutos até achar vaga e geralmente não deixo meus pertences à vista para não chamar atenção de bandido”, garante.
.
Pelos estacionamentos da universidade,diversas placas estão espalhadas e chamam a atenção dos estudantes para evitar ocorrências de furto na área. São mensagens do tipo: “Não deixe bens à vista nointerior do carro”, “verifique se seu carro está travado” e “verifique se o seu carro está com todos os vidros fechados”.
.
Proteção
O delegado-adjunto da Delegacia de Repressão a Furtos de Veículos (DRFV), DanielGomes, confirma que a UnB é um dos alvos dos ladrões. “Uma vez nós fizemos uma interceptação telefônica e o criminoso dizia assim para o outro: ‘Rapaz, isso aqui é uma maravilha. Nunca vi tanto carro novo junto’”, contou. Para Gomes, como a área é extensa, fica difícil manter uma vigilância em tempo integral. “De um modo geral, o tombamento de Brasília que não permite a construção de garagens subterrâneas nos prédios facilita o furto de carros’”, avaliou.
Enquanto isso, os donos de carros tentam se proteger como podem, com instalação de travaselétricas e alarme, itens que hoje em dia nem sempre impedem a ação dosbandidos.

(MP):
.
Cartilha de Segurança:
.
Segurança (UFSJ):
.
Câmera intensifica segurança na Universidade Federal de Juiz de Fora:
.
A reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, recebeu a imprensa, na tarde destaquarta-feira, 4, para falar sobre segurança no Campus. A entrevista foi motivadapela tentativa de assalto ocorrida na última sexta-feira, 30 de outubro, quandohomens armados e disfarçados com jalecos de médico entraram no HospitalUniversitário e roubaram 140 mil reais de uma agência bancária.
.
Segurança absorve verba de universidades:
.
UFRN está investindo R$ 1 milhão em medidas de segurança:

Falta segurança nos campi da UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

CORREIO DE UBERLÂNDIA
29/12/09
De janeiro a outubro deste ano foram 246 ocorrências, 19 veículos furtados dentro da Univ. Fed. de Uberlândia.
.
A direção da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estuda liberar o acesso da Polícia Militar aos campi como forma de melhorar a segurança na instituição. Atualmente, a ronda é feita por 222 seguranças da universidade entre servidores próprios e terceirizados. “O problema é que o nosso pessoal não tem autonomia para abordar eventuais suspeitos, o que dificulta o trabalho”, afirmou o reitor Alfredo Júlio Filho.
.
Os furtos e arrombamentos de veículos, objetos pessoais e bens patrimoniais são os problemas mais comuns. Segundo levantamento realizado pelo departamento de segurança da UFU, de janeiro a outubro deste ano foram registradas 246 ocorrências. Deste total, 91 são referentes a furtos, sendo 19 envolvendo veículos. O restante reúne desde acidentes de trânsito, brigas e vandalismo. No ano passado foram registrados 62 furtos nas dependências da universidade. Um aumento de 46,7%. “Fomos avisados pela PM que os ladrões roubam carros e deixam nos estacionamentos da UFU até que cessem o período de rastreamento dos seguros”, afirmou.
.
Para Alfredo Júlio, este tipo de ocorrência, assim como o aumento no número de furtos, pode estar relacionado à falta de policiamento no interior dos campi. “A Polícia Militar só vem aqui quando é acionada, devido a uma Lei criada há 30 anos com a Ditadura Militar”.
.
PM só pode atuar com autorização
Pela legislação federal, a Polícia Militar só pode atuar preventivamente nos campi após autorização formal da instituição por meio de convênio firmado pela direção da UFU e aprovado pelo Conselho Universitário. Segundo o reitor, o assunto deverá ser tratado nas primeiras reuniões do Conselho Universitário em 2010.
.
Resistência
Em outubro, a falta de segurança nos campi da Universidade Federal de Uberlândia foi tema de uma reunião entre as polícias Federal, Militar e Civil, Ministério Público e membros da UFU. Uma das sugestões foi a liberação do patrulhamento preventivo pela Polícia Militar. O tenente coronel Hércules dos Reis Silva, presente na reunião, disse que a Polícia Militar aguarda deliberação do Conselho da UFU para passar a atuar sistematicamente na parte interna dos campi.A medida encontra resistência entre os estudantes. Para o diretor executivo do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFU, João Cláudio Amâncio, a presença da polícia representaria repressão ao corpo dicente. “O que nós queremos é uma segurança bem preparada, mas da própria universidade”, disse.
.
Saiba mais: Furtos na UFU
.
Janeiro a outubro de 2009
Veículos furtados: 19
Furtos em veículos: 4
Furtos de bens pessoais: 32
Furtos de bens patrimoniais: 7
Janeiro a outubro de 2008
Veículos furtados: 17
Furtos em veículos: 4
Furtos de bens pessoais: 20
Furtos de bens patrimoniais: 18

VIGIAS PRENDEM LADRÃO

Diário de Santa Maria
28/12/2009 N° 2380
UFSM
Um homem de 29 anos foi flagrado furtando fios de uma construção no campus da UFSM, na manhã de sábado. Uma viatura da equipe de vigilância da universidade fazia ronda pelo campus quando avistou o homem em atitude suspeita na obra do prédio do Centro de Ciências Rurais, por volta das 10h30min. Ao abordar o suspeito, os seguranças verificaram que ele estava com um rolo de fio de cobre, cinco rolos de fio de luz e duas extensões de 10 metros cada. Surpreendido, o ladrão fugiu. Ele foi alcançado e detido pelos vigilantes perto do arco de entrada da UFSM até a chegada da Brigada Militar. O ladrão foi levado ao presídio.