terça-feira, 10 de novembro de 2009

AS FALSAS LIDERANÇAS E SEUS ASSÉDIOS MORAIS NO MUNDO DO TRABALHO

Em resposta ao e-mail do Sr. Edilson Cosme Tavares, funcionário da UFRN e representante da ATENS (Associação dos Técnicos de Nível Superior).

Lamentável que pessoas destituídas de respeito, de compromisso moral e ético ataquem os trabalhadores em educação. Tenho acompanhado na lista os mais diferentes ataques aos vigilantes feitas por esse senhor e outros, que por falta de engajamento, compromissos políticos não estiveram ao lado dos trabalhadores ao longo da história, mas sim numa sala com ar-condicionado ao lado gestor de forma alienada. Hoje defendem um projeto pessoal, dividindo a categoria, as corporações, no caso especifico ao desconsidera a auxiliar de enfermagem que faz o mesmo serviço de uma técnica em enfermagem. O que ele pretende com essa divisão entre os trabalhadores? A serviço de quem está esse senhor?
Será que não conhece o verdadeiro PPP (Projeto Político Pedagógico), que vá ao encontro da comunidade como um todo, apoiado numa política de gestão de pessoas e não de RH (recursos humanos), esse último preocupado só com a estética do espaço físico das IFES e seu respectivo redimensionamento. Que SUS esse Sr. fala? O nosso é á partir da Reforma Sanitária de 1988 preconizando a saúde como um direito nosso e dever do Estado, cuja ação afirmativa compromete o Estado mínimo, dando a ele a verdadeira responsabilidade social com a sua população.

Reconhecidamente foi a luta do médico sanitarista Sergio Arouca e outros nessa construção,mas o que se vê atualmente é os conchavos,acordinhos dentro do espaço público com a privatização do HUs ,de um SUS cada vez mais privado.

Teoricamente podemos resgatar as origens dessa formulação ideológica velada de uma direita, baseado na educação, cuja essencialidade atualiza a teoria hegeliana onde o máximo é o “EU, Estado e a Igreja”, o que nos remete historicamente a seguinte citação: (... que os portadores de títulos universitários na sua maioria pertencem a setores parasitários da sociedade, improdutivos e alienados que gozam de situação vantajosa sem darem a ela uma correspondente cota de esforço, de trabalho socialmente útil.) Paschoal Lemme, pág. 249 do livro História das Idéias Pedagógicas, Moacir Gadotti.

Desconhece esse senhor que educar politicamente significa desvelar ao indivíduo o contexto social em que vive e sua posição social nele e assim possa ele exercer uma ação mobilizadora que somente a verdade possui. Penso que o verdadeiro papel do líder sindical é o de trazer essa orientação, a verdade, porque a maioria do país não consegue deixar de ser analfabeto político, enquanto uma minoria ínfima tem condições de alcançar o nível maior de educação e a população na sua maioria apenas sobrevive,determinada por essa educação baseada numa estrutura social e econômica capitalista e com seu respectivo Estado mínimo.

Precisamos ler e difundir mais o método Paulo Freire “Educação e Consciência de Classe”, ao afirmar que: a inteligência não é suficiente para servir à classe trabalhadora, mas é necessária a “Consciência de Classe”. Evidentemente, não se pode dizer que as consciências de classe das mesmas sejam “o conhecimento das leis históricas ou econômicas, que regem a vida dos homens”.

A partir dessa consciência, é preciso desconsiderar essa ideologia que oprime, que domina e essa vem desde a Grécia, da educação religiosa dos Jesuítas e da educação atual capitalista, que consiste na reprodução de uma sociedade de classes,e que toda essa ação pedagógico-ideológica é um imposição arbitrária da cultura das classes dominantes e sua reprodução de projetos que correspondem a duas classes fundamentais de sociedade sociais: a burguesia e o proletariado. Esse sistema impositivo liberal-burguês e sua falsa democracia busca a divisão social do trabalho,cujjo método é o de perpetuar a competição, o individualismo.

Portanto, sr. Edson Cosmes tavares, sua fala dá o verdadeiro sentido e significado para o substantivo Maquiavel e seu método, um adjetivo maquiavélico, pois fins não justificam, determinam os meios conforme o sr. quer. A luta e a construção de um novo olhar, onde cada trabalhador tenha a consciência de classe baseado na solidariedae e fraternidade e com esse olhar é permitido afirmar e sonhar e que (... Um outro mundo é possível).

Francisco Carlos Galho Arduim
Vigilante/UFPEL

..............................
E-mail citado: Aos TNS (Técnicos de Nível Superior)
Para conhecimento de todos: A fasubra está em pé de guerra com TNS das IFES, confiram abaixo:

As carreiras em gestação no Mec
Mensagem veiculada na lista TNS-BR no dia 7 do 9 de 2009
Caros TNS das IFE, relatório da audiência no MEC apontou para a formação de duas carreiras no segmento dos TNS. A carreira de Especialista em Educação e a carreira dos Profissionais de Saúde, mais conhecida como Carreira dos HU's.
Estas duas carreiras são de grande importância no atual contexto das Instituições Federais de Ensino. O MEC trabalha com dois grandes projetos na área da educação brasileira que vem ao encontro da importância dos TNS nas IFE. O projeto de expansão da Rede Tecnológica e o REUNI.

Cada vez mais a função de nível superior torna-se, na área de recursos humanos das IFE, estratégica para os projetos do MEC. Esta força de trabalho pode e deve participar da gestão acadêmica das IFE, em iguais condições de trabalho, respeitando a liturgia da sala de aula.

Vejamos o exemplo da carreira dos HU's. O MEC, junto com o Ministério da Saúde, traz à tona essa carreira, sinalizando- a como uma carreira estratégica dentro do ambiente SUS. Hoje, por esse Brasil afora, são os hospitais universitários que dão conta da demanda do SUS, principalmente nos serviços de alta complexidade em saúde. Estes profissionais de saúde estão amarrados dentro do PCCTAE pela tabela visionária da fasubra. Uma tabela que foi construída pela visão das cabeças de vento da cúpula da fasubra, que tinham como noção estratégica de recursos humanos para uma IFE o modelo fabril das montadoras de automóvel. Daí porque, na visão dessa Fasubra, o mais importante numa fábrica é a segurança. Consequentemente, o cargo mais importante passa a ser o de vigilante!!!

Essas cabeças de vento não entendem que, para formar um médico de alta especialidade, como por exemplo a especialidade de neurocirurgia, se requer do profissional seis (6) anos de graduação e cinco (5) anos de residência em neurocirurgia, totalizando onze anos de formação. Isso sem levar em consideração que esse profissional poderá entrar para vida acadêmica de mestrado e doutorado.

Não tem como segurar esses profissionais de saúde na complexidade da questão saúde com a remuneração aviltante, humilhante do PCCTAE.
O MEC e o MS entenderam que não dá para conversar com a Fasubra. Não encontram interlocutora à altura para discutir esse momento estratégico do governo. Vão impor goela abaixo a Carreira dos HU's. Não darão nem tempo para a Fasubra chiar, até porque as cabeças de vento vão contraargumentar que, tudo bem, pode passar a carreiras dos HU's, mas a vigilância dos hospitais não pode ser terceirizadas. Viva a segurança dos hospitais!!

Para vocês TNS terem uma idéia da importância desse segmento, profissionais de saúde para a questão SUS. Dos 32.000 TNS das IFE, 16.000 são profissionais de saúde.
No caso da carreira de Especialista em Educação, estamos no mesmo patamar da situação da saúde, principalmente em relação à reposição de profissionais qualificados para ajudar na gestão acadêmica das IFE.
Os projetos de expansões da Rede Tecnológica e o REUNI das IFE são projetos estratégicos, cruciais para o desenvolvimento do país. O mundo roda e o Brasil avança na montagem de uma política estratégica de estado que tem como baluarte as reservas do Pré-Sal. Não foi à toa que governo colocou nas diretrizes do fundo social criado com a riqueza do Pré-Sal o gasto com as variáveis educação, ciência e tecnologia.
Aonde o governo pretende gastar com educação, ciência e tecnologia que não seja no âmbito das IFE? Entendendo o âmbito das IFE como unidades formuladoras e executoras de pesquisa e extensão, para o desenvolvimento de políticas de educação, ciências e tecnologia.
Daí a importância desse segmento TNS das IFE, como uma força de trabalho detentora das mesmas condições de titulação dos professores, na agenda de gestão estratégica das IFE.
O MEC sinalizou, na mesma audiência, que haverá concurso público para mais 17.000 vagas de TNS, para os anos 2010, 2011 e 2012. Coincidência ou não, são os mesmos anos programados para começar a atingir as metas do REUNI.

Aqui chegamos às mesmas situações dos profissionais de saúde, não tem como aprovar tantos TNS em concursos públicos, com essa remuneração aviltante e humilhante do PCCTAE.
A carreira de Especialista em Educação foi colocada claramente para a Atens Nacional, porque o MEC encontra na máquina político-partidá ria da Fasubra um entrave intransponível.

A Atens Nacional trabalha, conjuntamente com outras formas de organização da base, na organização do I FÓRUM TNS DA ATENS NACIONAL, para novembro de 2009. A dimensão política desse fórum está no fato de colocar para todos os TNS a possibilidade da discussão das carreiras de Especialista em Educação e a carreira dos HU'S. Vamos transformar esse fato político numa vontade política envolvendo a carreira de Especialista em Educação e a carreira dos HU's, gerando as dimensões políticas que podem dar sustentação aos argumentos do MEC quanto à criação das carreiras.

O momento político é de decisão para Atens Nacional. Nós somos uma diretoria provisória e os fatos políticos nos colocaram à frente da nossa missão inicial, a organização das bases da Atens nacional.
O momento requer de outras lideranças TNS um posicionamento equilibrado e responsável na condução desse processo junto à Atens nacional. Lideranças que demonstraram ao longo dessa caminhada dos TNS muita responsabilidade com o processo movimento TNS, como Parcianello, Michelini, Eduardo Maffia, Gustavo, Paulo Menezes, Edilson William, Eduardo Osório, Jorge Quércia, etc, etc, etc, não podem ficar fora dessa discussão. A Atens Nacional conta com vocês para enfrentar essa empreitada.

Rumo à construção da carreira de Especialista em Educação e carreira dos HU's!!!!!!! O movimento TNS vive!!!!!!!! !!!!
Edilson Cosme Tavares - UFRN